A internet como estratégia de diferenciação de marketing

Páginas: 19 (4613 palavras) Publicado: 3 de abril de 2011
A Internet como estratégia de diferenciação de Marketing

Isabela Lobato Bino
José Lopes Nunes Junior

Resumo
A Internet aumentou as possibilidades de comunicação entre as pessoas, vem mudando as formas de comercialização de produtos e a maneira de se relacionar com os clientes. Este artigo aborda questões relativas às mudanças que a sociedade passa e como as organizações precisarãodesenvolver formas comerciais e mercadológicas para se manterem nesta economia digital.
Palavras Chaves: Internet; marketing; estratégias; planejamento estratégico; Internet marketing; administração.

Introdução

A necessidade de representar fatos e sentimentos através das imagens acompanha o homem desde a história da civilização. No passado, esses registros eram feitos nas cavernas,representando as emoções e vivências do dia-a-dia, como por exemplo, as caçadas. Com a descoberta da fotografia e do cinema e o desenvolvimento da tecnologia, a reprodução da realidade obteve recursos de luz, ângulos, bites e retoques, intensificando o sentimento de fidelidade e agilidade. A história da internet não poderia ser diferente, uma vez que invadiu os lares com tamanha força e poder de informaçãoimediata, quebrando barreiras geográficas e se consolidando como um novo canal de comunicação e comercialização de produtos e serviços.
A relação entre as organizações acontece há séculos, porém desde a liberação comercial da rede mundial (1993) se vive uma evolução nunca antes vista. Seu crescimento tem despertado o interesse de diversas áreas da sociedade e vem revolucionando acomunicação corporativa, tanto entre empresas e consumidores, quanto entre as próprias organizações.
Neste cenário de (r) evolução da comunicação, é valida a interrelação com o crescimento da economia brasileira, que tem demonstrado a capacidade que o país possui de desenvolvimento econômico em comparação às grandes potencias como os países Europeus, EUA e/ou os outros componentes do BRIC (Brasil,Rússia, Índia e China). O destaque econômico brasileiro possibilita à sociedade mergulhar de cabeça na Internet; conforme dados recentes que demonstram que este fenômeno mundial não tem vez nem para americanos, europeus, chineses ou indianos. Segundo o IBOPE de 2009, os internautas tupiniquins são os que mais passam tempos conectados a rede mundial, com uma média de 48h26min semanais.
Fatoscomo estes demonstram que esta ferramenta é um meio que não poderá passar despercebido no planejamento das organizações que atuam no país, ou daquelas que pretendem por aqui se instalar. Segundo Melewar e Smith (2003, p. 363): “a tecnologia da informação tem sido um dos principais fatores de mudança nas estratégias de marketing global das empresas, possibilitando o avanço do comércio mundial”.O movimento de utilização desta grande ferramenta nas estratégias mercadológicas que conectam as pessoas em todas as partes do mundo em segundos - sendo necessário apenas uma linha telefônica ou aparelho de celular, um provedor e um computador – teve seu inicio, propriamente dito, na década de 90, onde Kotler conceituaria de cybermarketing ou Internet Marketing.
É sobre este fenômenomundial e as estratégias voltadas para ele, a Internet, que este artigo discorrerá tendo um foco primordial na busca de entender melhor este acontecido tão veloz que já alcançou, em pouco tempo de vida, a quantidade de expectadores de outros meios, como a televisão, rádio e jornais.

A influência da internet no mercado global

A Internet foi uma ferramenta que surgiu comercialmente nadécada de 90 e vem revolucionando a comunicação mundial, incentivando principalmente o comércio ao redor do mundo. Ela permite que os usuários tenham acesso ilimitado a informações de todo e qualquer gênero, facilitando a interação entre pessoas e corporações, independentemente de hábitos, culturas e religiões.
O advento da rede mundial intensificou a concorrência não só entre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia de DIFERENCIAÇÃO
  • Estrategia da diferenciação
  • Estratégia de Diferenciação
  • Marketing e diferenciação
  • Estrategia foco, diferenciação, custo
  • Estratégia e internet
  • Estratégias de diferenciação
  • Posicionamento e diferenciação de Marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!