A internet banda larga e seu impacto social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a INTERNET BANDA LARGA E SEU IMPACTO SOCIAL





SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3



2 AMPLIAÇÃO DA INTERNET BANDA LARGA NOS LARES.................................4

2.1 IMPACTO SÓCIO-ECONÔMICO...........................................................................4

2.2EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA................................................................................5

2.3 INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA COMUNICAÇÃO.........................................6



3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7REFERÊNCIAS............................................................................................................8














































1 INTRODUÇÃO



Dentro de uma nova perspectiva de consumo e de melhoria na qualidade de vida, vem aumentando o número de brasileiros que fazem uso de internet banda larga em seus lares, demonstrando uma evolução nas relações da sociedade com as novasmídias e tecnologias. Este crescimento interfere diretamente no comportamento social das pessoas, alterando a forma de relacionamento dos indivíduos com os membros da família e com demais indivíduos da sociedade.

Nesse contexto, surge a “nova classe média”, quebrando paradígmas nas relações de consumo em um mercado em plena expansão tecnológica. É nesse mercado que as famílias têmencontrado conforto no dia-a-dia com condições financeiras que possibilitam a aquisição de bens de consumo como: eletrodomésticos, automóveis, equipamentos de informática e o acesso a rede mundial de computadores, ou seja, à internet.

Tem se revelado no novo contexto social que há um grupo entre os mais pobres e a elite, que está em maior número no país, e se está em maior númeroreflete sua identidade nacional – a classe C, ou melhor, “a nova classe média”. O crescimento do acesso à internet banda larga nos lares brasileiros tem surpreendido até aos especialistas mais otimistas, que observam as famílias da “nova classe média” como os maiores consumidores da tecnologia.



















2 AMPLIAÇÃO DA INTERNET BANDA LARGA NOS LARESEstima-se que 80% das famílias brasileiras terão conexão a internet, em suas casas até 2015, segundo o CGI (Comitê Gestor da Internet), porcentagem bem maior comparada a situação em 2011, de 27%. Ainda em 2011 apenas 35% dos lares brasileiros possuiam computadores, número este que tende a aumentar junto a expansão da internet.

Entre previsões otimistas e pessimistas sobre o futurodo Brasil, nossa economia e o impacto real da crise internacional no dia-a-dia das pessoas, é interessante analisar alguns fenômenos sobre o comportamento da sociedade e como ela lida com o consumo em tempos difíceis. O que as famílias decidem priorizar, manter ou cortar de seu orçamento dá muitos indícios sobre que tipo de sociedade existe e está se formando no País no médio e longo prazo. Ocrescimento que a banda larga vem registrando no Brasil é uma questão em que cabe essa discussão.




2.1 IMPACTO SÓCIO-ECONÔMICO




Isso amplia o debate sobre o comportamento das famílias e as mudanças decorrentes da evolução social, econômica, política e cultural do país. Mesmo o desenvolvimento social sendo um dificultador para tal evolução em várias regiões, não tem sidoóbice para a explosão tecnológica que tem permeado os lares brasileiros, fortalecendo as experiências de trabalho, educacionais e culturais na sociedade.

O aumento da venda de computadores e o surgimento de um parque industrial tecnológico amplo no Brasil, no entanto, isoladamente não explicam por que os acessos residenciais à banda larga não caíram. Supérfluos - ou o que não é...
tracking img