A intermolecularidade e as diferentes temperaturas de ebulição dos gases que compõem a atmosfera

852 palavras 4 páginas
Intermolecularidade e As diferentes temperaturas de ebulição dos gases que compõem a atmosfera

Valinhos, 16 de março de 2012

Introdução

A seguir falaremos sobre intermolecularidade que é a interação entre duas moléculas através do seu campo magnético. Abordaremos os tipos de forças intermoleculares existentes entre alguns tipos de substâncias.
Estaremos explicando também as diferentes temperaturas de ebulição dos gases que compõem a atmosfera, assim como: o nitrogênio, hidrogênio e o oxigênio.

Força Intermolecular
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
Vamos ver então como são as forças quando aproximamos:
Íon x molécula polar: É a força mais forte e sua magnitude pode ser compatível a de uma ligação covalente. Molécula polar x molécula polar: Ocorrem entre moléculas polares da mesma substância ou de substâncias diferentes, ambas polares. Esta força é muito conhecida como dipolo x dipolo ou dipolo-permanente.
Ligações de hidrogênio: Quando ligado a um átomo pequeno e de forte eletronegatividade (F, O ou N), o hidrogênio forma ligações polares muito fortes. Seus pólos interagirão fortemente com outras moléculas polares, formando uma forte rede de ligações intermoleculares.
Molécula polar x molécula apolar: Conhecida como interação dipolo x dipolo induzido, ocorrem porque moléculas polares (dipolos permanentes) conseguem distorcer a distribuição de carga em outras moléculas vizinhas, através de polarização induzida. Uma interação desse tipo é uma interação fraca.

-Essas interações são responsáveis, por

Relacionados