A interferencia do clima organizacional nas micro e pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



X SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2012



RESUMO EXPANDIDO



A INTERFERÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS


Área de concentração: gestão de pessoas





Autor(es)
Laís Aparecida Resende [1]
Anna Gabriela Rodrigues Cardoso[2]




Orientador
Profa. MS Kelly Aparecida Torres
Mestre em gerência de MPE’s
FADMINAS

A INTERFERÊNCIA DO CLIMAORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS



Área de concentração: Gestão de pessoas

A INTERFERÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS



Área de concentração: gestão de pessoas


Resumo

As empresas devem oferecer aos seus colaboradores atenção para que os mesmos se sintam satisfeitos e colaborem positivamente para o desenvolvimento organizacional. Atualmente a administração voltada para pessoas estáganhando grande importância na gestão de empresas independente de seu tamanho. Este trabalho tem por objetivo estudar como o clima organizacional interfere na eficiência do trabalhador nas empresas, o grau de importância dado ao assunto e práticas voltadas para estudos dos climas na busca de encontrar os possíveis problemas, ou as melhores iniciativas. Estudar o clima organizacional é importante paraque as empresas possam ter colaboradores com auto nível de satisfação e consequentemente maior eficiência nos processos, maior produtividade e maiores lucros. Um funcionário motivado de forma correta pode colaborar com o próprio sucesso e com o da empresa. E uma empresa que aplica pesquisa de clima organizacional e se baseia em seus resultados para melhoria na relação com o colaborador, colaboracom a motivação pessoal do funcionário e com o sucesso da empresa. É evidente que há uma relação de dependência entre empresa e seus colaboradores, esta pode ser estudada também através da avaliação de clima, este tipo de avaliação é uma ferramenta disponível para uso do administrador e quando bem utilizada detecta fatores, procedimentos e problemas de relacionamentos dentro de uma organização,que possivelmente causam ou podem causar conflitos e estrangulamento no processo evolutivo da empresa. Os prejuízos gerados por uma má gestão de clima organizacional são muito prejudiciais à empresa, como diminuição da produtividade, gastos com recisões e gastos com seleção e treinamento, ou seja, uma boa gestão do clima além de reduzir custos e alavancar o desenvolvimento da empresa, torna oambiente de trabalho prazeroso e cobiçado.

Palavra(s)-chave: clima organizacional; pequena empresa; satisfação; motivação

Introdução


O clima organizacional é um fator que compromete os resultados dos processos da empresa. Nas pequenas empresas o assunto também deve ser considerado e trabalhado. A satisfação do colaborador é essencial para que uma empresa possa crescer no mercado ealcançar o sucesso.

Existem vários conceitos sobre o assunto. Segundo Chiavenato (1999) a interação entre as pessoas, umas com as outras, com seus clientes, fornecedores são influenciadas pelo clima existente dentro da empresa, a satisfação das pessoas quanto ao ambiente de trabalho é expressa no clima organizacional. Ainda conceituando clima organizacional, Teixeira (2005) afirma que sãofatores que refletem no comportamento da organização em algumas situações e momentos.
Com resultados de uma pesquisa de clima dentro da organização os seus administradores saberão como lidar com seus funcionários. Chiavenato (1999) afirma que o fator humano tem sido o responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas.


Metodologia

A metodologia utilizada para a realizaçãodesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica através da análise e a comparação de estudos sobre a interferência do clima organizacional nas pequenas empresas.
Como o objetivo principal tem-se saber como as empresas estão reagindo diante da necessidade de manter o clima organizacional positivo e a satisfação dos funcionários e como objetivo específico o trabalho vai procurar explicar...
tracking img