A Interface entre Transtrono de Personalidade e Transtorno de Humor

2576 palavras 11 páginas
SOCIEDADE DOM BOSCO DE EDUCAÇÃO E CULTURA S/C
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
LUCIANA PARREIRA LOPES
TRANSTORNO DA PERSONALIDADE: interface com transtorno de humor
DIVINÓPOLIS
2014
A PERSONALIDADE
Dalgalarrondo (2008, p. 257) apresenta a definição de personalidade como:
(...) conjunto integrado de traços psíquicos, consistindo no total das características individuais, em relação com o meio, incluindo todos os fatores físicos, biológicos, psíquicos e socioculturais de sua formação, conjugando tendências inatas e experiências adquiridas no curso de sua existência.
O autor também aponta o duplo aspecto da personalidade: relativamente estático e relativamente dinâmico ao longo da vida do indivíduo, sujeito a modificações conforme as mudanças existenciais ou alterações neurobiológicas. Portanto, a personalidade é essencialmente mutável, de modo instável ou não, e está em constante desenvolvimento.
A origem etimológica do termo personalidade provem do termo persona, que se refere a máscara dos personagens de teatro utilizadas pelos cômicos de Roma para caracterizar diferentes personagens em uma peça. Em latim, o termo personare significa ressoar por meio de algo. Essas duas conotações etimológicas apontam para um convergência de sentido: o ator ou autor faz a sua voz e sua versão da história ressoarem através das diversas máscaras, das várias personagens que cria.
Ao mesmo tempo que cria, esse ator/autor se esconde e se revela, já que suas máscaras denunciam de maneira dialógica partes daquilo que se busca esconder.
Há três aspectos relacionados à personalidade e à sua expressão: constituição corporal, temperamento e caráter.
A constituição corporal refere-se ao conjunto de propriedades morfológicas, metabólicas, bioquímicas, hormonais, dentre outras, que são transmitidas ao indivíduo principalmente por meios genéticos.
O temperamento compõe-se das particularidades psicofisiológicas e psicológicas inatas as quais diferenciam cada indivíduo dos outros.

Relacionados

  • Edial S O Fidelis
    59585 palavras | 239 páginas
  • A filosofia
    54917 palavras | 220 páginas