A interdisciplinaridade e a formação docente no programa de educação à distância da uft: o curso de biologia em perspectiva

Páginas: 11 (2664 palavras) Publicado: 15 de março de 2011
etc., que caracterizam nossas sociedades há uns dez anos. No entanto, estudos levaram a observar que esse termo suporta uma grande quantidade de sentidos diferentes e esta polissemia, que às vezes se dá a respeito da cacofonia, não ajuda a distingui-la, ou os significados que abarca.
Pensando junto com Morim (1994), pode-se afirmar que a interdisciplinaridade é similar a uma esponja...[...] Efetivamente, a esponja absorve pouco a pouco as substâncias que encontra; assim a palavra ‘interdisciplinaridade’ se enriquece de todos os sentidos que lhe outorgam os que empregam a palavra. Tal como a esponja que, uma vez espremida, esvazia-se; a palavra interdisciplinaridade corre o risco de não ter mais significado se segue sendo estragada e utilizada sem discriminação.(MORIN, 1994, p. 91).

Assim mesmo, ameaçada de dissolução inclusive antes de ser construída, essa noção é objeto de posições epistemológicas, ideológicas e sociais. Nos debates, a interdisciplinaridade é empregada com freqüência com fins não estritamente científicos; servindo nesse caso de instrumento ideológico. Participa de diversos títulos e a correntes ideológicas, nos quais estádefinida de forma diferente com o propósito de confirmar posições sociais ante a vida científica. Uma breve análise da interdisciplinaridade permite fazer ressaltar que as diferentes correntes “científicas” antagonistas ativas na atualidade reivindicam o termo e tentam apropriar-se desta palavra de moda com o fim de atribuir-lhe uma consistência específica de acordo com suas orientações, reforçandoassim suas posições estratégicas a nível científico e social. Os mesmos argumentos chegam a ser utilizados a fins opostos. (LÉVY, 1993).
Com efeito, isso pode ser observado também no mundo escolar, onde recorrer a interdisciplinaridade serve de justificativa a ajustes curriculares tanto como a práticas pedagógicas, pouco respeitosas das finalidades educativas, quanto das pautasdisciplinares ou dos processos de aprendizagem. Por conseguinte as práticas interdisciplinares utilizadas pelos docentes ou propostas nos livros de textos pertencem a modelos didáticos que não tem nada, ou pouco, a ver com a interdisciplinaridade bem concebida. Essas práticas se caracterizam seja por um “pout pourrí” (acréscimo de diversos elementos heteróclitos que provém de diferentes matériasescolares); seja pelo “holismo” (fusão de todas as matérias ou de algumas delas num grande conjunto indiferenciado); seja pela pseudo-interdisciplinaridade (o tema servindo de pretexto a um ensino adicional de diferentes matérias escolares) ou pela polaridade (predominância de uma matéria sobre outras). Em síntese, prevalece uma grande confusão discursiva e praxeológica no ensino, resultado de umasuperposição conceitual de orientações não complementares e inclusive, com frequência, opostas.
Dentro desta discussão, vale afirmar a opinião de Fazenda:

Atitude interdisciplinar, uma atitude frente à alternativa para conhecer melhor; atitude de espera frente aos atos não consumados, atitude de reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo com pares anônimos ouconsigo mesmo, atitude de humildade frente à limitação do próprio saber. (FAZENDA, 1996, p. 39).

Essa atitude defendida por Fazenda se materializa na ação comprometida de um professor que aglutina em sua atuação docente princípios éticos, solidariedade e humildade na condução de um trabalho que nunca está pronto e acabado. Antes, se constrói no diálogo com seus pares, na troca deexperiência com seus alunos, nos princípios inegociáveis da alteridade.
Essa interdisciplinaridade identificada na EAD está presente nos ambientes virtuais. Nesse sentido, a tecnologia, representada, maiormente pela arte como portal de conhecimento, pode aparecer com uma tríplice perspectiva. Isto é por uma parte do mundo técnico e é uma realidade. A necessidade técnica de seu estudo com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação ambiental e a interdisciplinaridade: na formação docente
  • FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO
  • Educação a distância: novas perspectivas para formação de professores
  • Formação do docente na perspectiva da Inclusão
  • cursos para formação de docente
  • A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
  • Curso em educação a distância
  • formação básica em educação a distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!