A interdisciplinaridade na educação infantil através das artes

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIDADE DE MONTENEGRO
GRADUAÇÃO EM MÚSICA: LICENCIATURA








ORIENTADORES: Carlos Modinger, Marli Sitta



PAULO ULRICHA INTERDISCIPLINARIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DAS ARTES



PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA










Montenegro

Junho 2012

Esta pesquisa teve como ponto departida, verificar se a interdisciplinaridade com ênfase nas artes, está presente no plano pedagógico das escolas de educação infantil e como os professores conseguem desenvolve-la na sua gradecurricular.
Os temas transversais e particularidades de cada disciplina deveriam incluí-la junto ao conteúdo de aula, assim como está nos PCNs. Embora por diversos motivos e questões nem sempre sãoabordado pelos professores.
Num primeiro momento a pesquisa aborda o uso das artes na educação infantil. Seguindo, se as atividades artísticas estão sendo voltadas somente para a recreação oupara o desenvolvimento dos valores humanos.
Segundo Jairo Gonçalves Carlos:


No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência naelaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se intensificado e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº. 9.394/96 e com osParâmetros Curriculares Nacionais (PCN).


Com a influência da legislação nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade chegou às escolas, principalmente no discurso e na prática dosprofessores.
De fato, não há como desviar-se do amplo quando falamos em junção de diferentes áreas do saber, que as disciplinas sempre se interligam de algum modo sabemos, porém ao tentarmosdeter-nos apenas na educação através da arte, nos deparamos com outro fator que instiga-nos, que é a busca da educação reflexiva e de formação dos valores, evidenciada no pensamento de Paulo Freire:...
tracking img