A interdisciplinaridade em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTERDISCIPLINARIDADE EM SALA DE AULA

Autora: Ednalva dos Santos – FACULDADE ULBRA

Mônica Duarte Faitani

Introdução

Este trabalho é resultado de muitas indagações que surgiram em relação à interdisciplinaridade durante os estágios no qual presenciei algumas limitações de alguns profissionais em desenvolver a relação entre as disciplinas. O incômodo com aspráticas desenvolvidas no cotidiano escolar foram canais motivadores, para buscar nas pesquisas e em diversas leituras um entendimento mais profundo sobre a interdisciplinaridade e como o professor a tem desenvolvido.

A ação pedagógica através da interdisciplinaridade contribui para uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo e as práticas da interdisciplinaridadeno cotidiano escolar são fundamentais para o envolvimento de diferentes disciplinas. Outro fator importante da interdisciplinaridade é a tendência de levar tanto o aluno quanto o professor a reflexões e a construção do pensamento crítico.

Segundo Roland Barthes, a interdisciplinaridade consiste em criar um objeto novo que não pertença a ninguém. De um trabalho interdisciplinar surge àpretensão de criar uma nova disciplina, uma nova área do conhecimento. Numa questão frontal, a interdisciplinaridade trata-se do fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente. Isoladamente, cada disciplina expressa relativamente pouco e é de interesse apenas de especialistas, já amparados em ordenações e posições relativas, expressam muito mais.Interdisciplinaridade - Definição

Para Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade, se refere a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. E é justamente para distinguir tais níveis que termos como: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade foram criados.Pra Dra. Francisca S. Gonçalves – USP, epistemologicamente a Interdisciplinaridade, consiste no método de pesquisa e de ensino voltado para a interação em uma disciplina, de duas ou mais disciplinas, num processo de ir da simples comunicação de idéias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdo, terminologia, metodologia, procedimentos, dados e formas deorganizá-los e sistematizá-los no processo de elaboração do conhecimento.

Interdisciplinaridade – Trajetória

A interdisciplinaridade surgiu na França e Itália em meados da década de 60, época em que os movimentos estudantis eram de grande repercussão e o ensino com as questões de ordem social, política e econômica eram pautas constantes das reivindicações dessas manifestações.

No finalda década de 60 a interdisciplinaridade chega ao Brasil, exercendo fortes influências na elaboração da LDB 9.394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Os relatos a cerca do surgimento da interdisciplinaridade nos apontam vários pensadores que definiram esse tipo de ensino de diversas formas, entre eles, podemos citar Jean Piaget (1986-1980), que considerou o ensinotransdisciplinar como um grau mais elevado de interdisciplinar como um grau mais elevado de interdisciplinaridade. Entre 1922 e 1997, Morin e Cornelius Castoriadis, propuseram em decorrências de suas reflexões a cerca da teoria da complexidade, uma revisão no conceito de ensino eu o mundo ocidental adotou a partir das teorias cartesianas e newtonianas sobre a realidade e seus desdobramentos.

TeóricosRolang Barthes em O Rumo da Língua 1988, ele afirma que para a interdisciplinaridade acontecer, não é suficiente pegar um tema e convocar duas ou três ciências.

A interdisciplinaridade é na realidade criar um objeto novo, que não seja de ninguém.

E o problema se encontra muitas vezes no posicionamento contrário de alguns professores que admitem abandonar seus pontos de vista,...
tracking img