A INTERA O PROFESSOR

1720 palavras 7 páginas
A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

A interação professor-aluno segundo Vygotsky

Segundo Vygotsky, a relação professor-aluno não dever ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve interagir com o professor e ser ativo, para seu processo de construção e conhecimento. Mas sem deixar de ser o professor elemento fundamental dessa aprendizagem, buscando saber o que seus alunos já sabem e, o que à necessidade de aprender ou aprimorar em seus conhecimentos. O professor e os colegas de trabalho formam um conjunto de especialistas em relação à cultura que se é passada para os alunos. Dessa maneira, não cabe analisar somente a relação professor-aluno, mas também a relação aluno-aluno. Para Vygotsky, a construção do aluno é coletiva. Vygotsky conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em dois níveis: um real e um potencial. O real é aquele que já está formado, que a criança já é capaz de fazer . O potencial é quando a criança ainda não aprendeu totalmente , mas está próxima à aprender, e isso se dará principalmente com a ajuda de outras pessoas.
Assim, Vygotsky define as zonas de desenvolvimento proximal como: “A distância entre o nível de desenvolvimento que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinando através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou de companheiros mais capazes.”
O papel do professor é fundamental na aprendizagem, assim deixa bem claro Vygotsky, porque para o aluno construir novos conhecimentos eles precisam de alguém que o ajude nessa busca, o professor é a escada para a aprendizagem.
Dessa maneira, a educação não fica à espera do desenvolvimento intelectual da criança. Ao contrário, a função do professor é levar o aluno adiante, pois quanto mais ele aprende, mais se desenvolve mentalmente. Segundo Vygotsky, essa procura por desenvolvimento é característica das crianças. Se elas próprias

Relacionados

  • Educação
    11078 palavras | 45 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas