A interação professor-aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto: A Interação Professor-Aluno, Regina Célia Cazaux.
* A interação professor-aluno
Em toda a nossa jornada escolar somos influenciados pelos nossos educandos, pelos nossos colegas e pelo ambiente escolar ao nosso redor. A escola é um laboratório existencial, a interação entre os indivíduos faz com que eles se mostrem como eles realmente são. Pois as emoções e a razão seentrelaçam resultando na expressão do ser como ele é. Com isto a construção do conhecimento é um processo interativo, é necessária essa interação para o individuo assimilar e transmitir conhecimento, trocar ideias, expressar opiniões, compartilhar experiências, manifestar suas formas de ver o mundo e veicular os valores que cerca a sua vida. Logo, a interação humana tem um valor educativo.
O professortem exatamente duas funções na sua interação com o aluno, a primeira é aproveitar a curiosidade natural do aluno para despertar o seu interesse sobre determinado assunto, e a segunda é a orientação, o professor deve orientar o aluno para aprender, ajuda-lo a construir seu próprio pensamento. O professor deve ter a noção que o seu papel na sala de aula não é apenas um transmissor de conhecimentocientifico, mas ele é um educador. E toda a sua bagagem existencial, sua subjetividade, influencia os educandos. Já que estes estão construindo o seu ser, suas personalidades, seus princípios de vida. O educador que tem a dimensão do seu papel e da construção subjetiva dos seus educandos valoriza essa relação professor e aluno, pois vê nessa interação uma ótima oportunidade para a troca de valores,princípios, ideias e ideais. E sabe que esse intercambio resulta na formação da personalidade de cada aluno. O dialogo é a chave para manter-se essa relação de intercambio entre o professor e o aluno. É por meio do dialogo, que há a troca de conhecimento, sintetizando o saber de cada um.
Para a relação professor-aluno obter êxito depende da forma que o professor vê o aluno. Se o educador vê oaluno como um ser passivo, toda a sua forma de dar aula, seus meio pedagógicos e tecnológicos de nada valerão, seu resultado irá ser muito inferior comparado com aquele professor que vê o aluno como um ser ativo. Quando o professor tem a dimensão que o aluno é um ser ativo, ele dialoga com o aluno permitindo que este aja e opere mentalmente sobre os objetos, aplicando a sua realidade ao objeto deestudo e construindo o seu saber.
O professor tem como ferramenta a sua autoridade. Não como um autoritarismo ditador, que logo descontrói toda a visão de ver o aluno como um ser ativo de conhecimento. Mas é uma autoridade de quem incentiva o aluno a continuar estudando e fazendo progressos em sua aprendizagem, é a autoridade de quem orienta o esforço do aluno no sentido de alcançar os objetivospor ambos desejados, visando à construção do conhecimento.
* A Questão da disciplina na sala de aula
O conceito de disciplina é focado em dois aspectos, a disciplina em relação ao ensino e a disciplina em relação ao aluno. Em relação ao ensino, a disciplina é um conjunto especifico de conhecimentos, corresponde à matéria de ensino, conteúdo ou componente curricular. Em relação ao individuo, éuma disciplina que rege a conduta, uma norma de comportamentos que devem ser seguidos. A disciplina em sala de aula passa pelo conceito de disciplina, que pode ser imposta pelo exterior (heterodisciplina) ou pode ser aceita voluntariamente pelo individuo, regulando o seu comportamento (autodisciplina). Conforme Piaget, quando o aluno se desenvolve intelectualmente também irá se desenvolver morale socialmente. A autodisciplina é tão importante para a aprendizagem como também o esforço individual de cada um, somado ao clima escolar, ou seja, o ambiente organizado da escola e a relação entre o professor e o aluno.
Para desenvolver a autodisciplina nos alunos em sala de aula é preciso estabelecer junto com a classe as regras que irão normatizar, explicar o porquê de existir tais regras...
tracking img