A inter e a transdisciplinalidade

10333 palavras 42 páginas
A inter e a transdisciplinaridade

Américo Sommerman*

Apresentação no

X Seminário Internacional de Educação

“Interdisciplinaridade como forma de inclusão numa educação mundial”

08, 09 e 10 de junho de 2005 – Cachoeira do Sul – RS - Brasil

A fragmentação cada vez maior do saber

No século XII começou a ocorrer uma grande ruptura na visão cosmológica, antropológica e epistemológica da elite intelectual européia. Ela foi migrando, nos séculos seguintes, de uma perspectiva multidimensional (que chamarei de tradicional) do cosmo e do ser humano, apoiada no mito judaico-cristão e na filosofia platônica, para uma perspectiva e uma teoria do conhecimento cada vez mais racionais e empíricas, o que levou a estrutura circular das disciplinas ( que se realimentavam mutuamente para permitir a compreensão do todo ( a uma redução e fragmentação cada vez maior do saber.

Como resultado dessas rupturas, passa a haver uma separação crescente entre a tradição, a religião, a filosofia e a ciência nos séculos seguintes e, ao longo dos séculos XV, XVI e XVII, alguns pensadores (Copérnico, Bacon, Galileu, Newton), baseando-se em epistemologias racionalistas ou empiristas, estabelecem os fundamentos da ciência moderna, “ao mesmo tempo quantitativa e experimental” (Galliano, 1979, p. 10).

Além dessa separação entre a tradição,[1] a religião,[2] a filosofia e a ciência, as mudanças nas respostas à pergunta sobre como se chega a um conhecimento verdadeiro, a um conhecimento em que a percepção do sujeito corresponda à realidade do objeto, questão epistemológica central, levou a uma fragmentação e depois separação crescente das disciplinas.

A epistemologia tradicional no século XII, a racionalista no século XVII e a empirista no século XIX

Se até o século XIII, as faculdades cognitivas consideradas mais altas ( mais capazes de permitir o acesso ao conhecimento verdadeiro ( eram a contemplação[3], o êxtase (a saída transracional

Relacionados

  • A Terapia Ocupacional no contexto da Multi, inter, e transdisciplinalidade sob um olhar filosófico. I
    1793 palavras | 8 páginas
  • Democratização da informação
    6834 palavras | 28 páginas