A inter-relação entre a economia e outras áreas do conhecimento

O objetivo do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

Economia é a ciência social queestuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim desatistazer as necessidades humanas.
Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:

• escolha
• produção
• distribuição

Em qualquersociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo, as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e dedistribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.

-> Sistemas econômicos e problemas econômicos fundamentais

Um sistema econômico pode ser definido como sendo aforma política, social e economica pela qual está organizada uma sociedade.

Os elementos básicos de um sistema economico são:

• Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aquiincluem-se os recursos humanos (trabalho e cap;\cidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais eatecnologia.
• Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas.
• Conjuntode instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.

Os sistemas econômicos podem ser classificados em:

• Sistema capitalista, ou economia demercado, é aquele regido pelas forças de mercado.

• Sistema socialista, economia centralizada ou economia planifica-da, é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgãocentral de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos e matérias...