A intencionalidade do sujeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTENCIONALIDADE DO SUJEITO[i]


Por Ivone Barros[ii]Segundo Saviani, a consciência refletida é a condição da possibilidade da atividade sistematizadora. Dessa forma, é possível o homem sistematizar porque ele é capaz de assumir, perante arealidade, uma postura tematizadamente consciente. Essa ação começa com a tomada de consciência de uma determinada situação, captação de seus problemas, reflexão sobre os mesmos, para em seguida,transformá-los em objetivos possíveis de serem realizados, buscando os meios para atingi-los, e os pondo em execução, não perdendo de vista o movimento dialético e vigilância constante da ação-reflexão-ação.Para o autor, todo ato de sistematizar que se baseia na consciência refletida, torna-se um ato intencional. O sistema surge a partir do ato de sistematizar, que nada mais é do que dar,intencionalmente, unidade à multiplicidade.
Essa intencionalidade traz em seu bojo os pares antagônicos sujeito-objeto e consciência-situação. Já a unidade vai se opor à variedade e compor com a mesma,para formar o conjunto. No que se refere à coerência interna, esta só se sustenta quando articulada com a coerência externa, caso contrário, não passará de abstração.
Como a intencionalidadeno caso das notícias lidas, vai se dá no âmbito do sujeito que são os professores e do objeto que é o piso nacional dos docentes, a consciência se dará com o reconhecimento de que existe umadisparidade entre os salários dos professores em nível nacional e que essa situação precisa ser resolvida.
A unidade vai acontecer com o reconhecimento, por parte do governo federal, de que existe umavariedade, demonstrada pelas disparidades dos salários dos professores em nível nacional, que o obriga a compor um piso salarial único para resolver tal variedade, formando assim o conjunto composto...
tracking img