A Intelência Emocional

8649 palavras 35 páginas
A inteligência emocional – uma nova abordagem à liderança
1
RESUMO
A finalidade deste trabalho centra-se nas emoções como elementos fundamentais na Liderança das Organizações. Esta investigação incide no estudo da capacidade que o ser humano possui de perceber e gerir as suas emoções, bem como de conduzir as dos outros nas relações interpessoais verificadas nas organizações, tanto a nível endógeno como exógeno.
Quando estamos à frente de uma Organização e queremos atingir o sucesso de uma determinada missão, o objectivo fundamental é transmitir o valor que cada indivíduo tem na estratégia conjunta delineada, demonstrando o porquê da presença de cada um e a relevância do seu trabalho.
Só conhecendo cada indivíduo, como pessoa, as suas preocupações, família, frustrações, sonhos e projectos de vida, só demonstrando e participando activamente com camaradagem na existência de cada um, se consegue chegar à real entrega do Homem.
Quem comanda ou lidera um grupo numa determinada missão tem de conhecer, exigir e confiar, mas principalmente terá de saber manipular emoções, não só as dos liderados mas principalmente as suas.
É essencial saber ouvir, escutar e estar presente física e emocionalmente em qualquer adversidade do grupo ou organização.
O sucesso de uma organização ou grupo está na entrega e reconhecimento dos maus e bons momentos.
O verdadeiro líder nunca despe a “farda”, esteja onde estiver, viva os anos que viver, é eternamente líder, quem o conhece e teve a sorte de privar da sua liderança sabe que a sua postura é trabalhar para poder exigir trabalho, é ser responsável para impor responsabilidades é respeitar para ser respeitado, e é viver para não ser esquecido.
A inteligência emocional – uma nova abordagem à liderança
2
ABSTRACT
The purpose of this work focuses on emotions as fundamental elements in Organization+al Leadership. This research study focuses on the ability of the human being has to understand and manage their emotions, as well as

Relacionados

  • Pedagogia
    548 palavras | 3 páginas