A insólita história da Síndrome da Fadiga Crônica e o Poder Persuasivo dos Gigalaboratórios Farmacêuticos

12668 palavras 51 páginas
A insólita história da Síndrome da Fadiga Crônica e o Poder Persuasivo dos Gigalaboratórios Farmacêuticos

Adalberto Tripicchio MD PhD

Introdução
George Beard (1839-1883) utilizou pela pri­meira vez o termo neurastenia (astenia = fraqueza; neurastenia = fraqueza dos nervos) numa con­ferência apresentada em 1868 na New York Medical Journal Association e publicou-o, posteriormente, no Boston Medical and Surgi­cal Journal como uma doença peculiar aos norte-americanos, principalmente do Leste e Nordeste do país. Desde então, iniciaram-se dis­cussões e polêmicas, que atingiram o clímax nos primeiros anos do século XX.
A concepção de neurastenia por Beard foi in­fluenciada pela teoria da irritabilidade e exaus­tão do sistema nervoso, criada por John Brown (1735-1788), na qual ele supunha que o tônus do sistema nervoso poderia variar de um estado es­tênico para um estado astênico.
Histórico
A astenia nervosa foi objeto de descrição mui­to tempo antes de Beard. Já na Grécia antiga, Hipócrates descreveu a doença de Scythes, que se constituía de uma astenia geral ligada a le­sões dos órgãos genitais pela equitação. Mais tarde, Galeno denomina esta doença de hipo­condria, e Boissier de Sauvage, ampliando a teo­ria de Galeno, faz uma separação entre a hipo­condria e uma entidade clínica astênica. Tam­bém Esquirol, Baillarger e Falret descrevem as­tenia na melancolia e Brachet, a astenia decor­rente de traumatismo. Em 1764, foi descrito em França, or Bouchut, uma doença com sintoma­tologia equivalente à da neurastenia; foi chama­da de neuropatia.

É, no entanto, com Beard que a doença é di­vulgada e ganha popularidade. Ele escreveu, em 1866, EIectricity as a tonic; em 1871, Stimulants and narcotics; e o seu clássico American ner­vousness with its causes and consequences, em 1881, que foi traduzido para o alemão por Neisser quase imediatamente após o seu apa­recimento nos USA. Concomitante­mente, Silas Weir Mitchell's (1829-1914) desenvolve o chamado

Relacionados