A INSER O DA ENFERMAGEM MODERNA EM ALAGOAS

1569 palavras 7 páginas
A INSERÇÃO DA ENFERMAGEM MODERNA EM ALAGOAS: OS BASTIDORES DE UMA CONQUISTA

Contextualizar o cenário social político existente na época é a melhor opção para entendermos o que realmente aconteceu neste período que envolve a criação da primeira escola de enfermagem em Alagoas.
Dr. Arnon Affonso Farias de Mello atual governador na época casado com D. Leda Collor de Mello, Filha do ex-ministro do trabalho lindolfo Collor do Rio grande do Sul, mulher culta e de muita influencia no meio social do estado. Realizava diversas obras sócias para elevar o prestigio do governador, assumindo a presidência da legião Brasileira da Assistência.
Dona leda deixava sempre transparecer suas preocupações com a situação em que se encontrava o campo da saúde, carente de recursos e pouco desenvolvimento do estado conhecida durante a campanha eleitoral do seu marido para governador no interior do estado.
D. Leda realizava atividades politicas e assistenciais próprias de sua posição, dirigia acões destinadas a idosos, crianças, doentes e carentes. Marcada fortemente pela presença simbólica e material dos norte-americanos, recebendo diversos elogios.
Neste momento, sentiu a necessidade de correlacionar os acontecimentos que compuseram um momento propício para a inserção do ensino de enfermagem em Alagoas.
É certo que teria sido mais fácil realizar este projeto se as moças que saíram do estado a partir de 1942 para estudar enfermagem tivessem voltado, pois seriam a semente de uma estrutura dehabitus profissional, certamente contribuindo para despertar novos interessei pela profissão.
D. Leda queria fazer no estado uma escola de enfermeiras, devendo seu desejo ser levado em conta. Assim visualizar-se a criação de uma escola de enfermagem, pelas mãos da primeira-dama, como uma estratégia de reprodução do seu capital político com mais uma instituição aatualizar permanentemente a sua imagem no espaço social.
Eram com D. Leda desperta seus desejos em palavras e ações, pois antes mesmo

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas