A inserção do psicologo na defesa civil do recife

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Inserção do profissional de Psicologia na DEFESA CIVIL do Recife

Maria da Conceição Pereira Sougey[1]

Pequeno Histórico

A perspectiva cada vez maior no mundo, diante de todas as conseqüências de um desenvolvimento humano/urbano desordenado, e as dificuldades que estão sendo veiculadas quanto aos problemas climáticos da terra; o processo de globalização assimétrico; e o crescimentodas lutas historicamente vividas entre alguns povos que permitem também, o aumento do terrorismo no mundo,isso vem permitindo uma revisão na necessidade de equipes fixas e treinadas para o atendimento em situações de emergência que envolvem desastres naturais, desastres humanos de natureza social, desastres tecnológicos , desastres mistos e desastres provocados pelo próprio ser humano.
APsicologia dos Desastres, assim vem sendo chamada, acompanha a possibilidade , não só de buscar o atendimento da população atingida por uma situação adversa que desequilibra as condições de vida de uma dada comunidade, mas também, vem procurando atender uma demanda que já se encontra em riscos na perspectiva de possibilitar o gerenciamento desses riscos no sentido de também , sair do contexto doatendimento na emergência, para executar um atendimento de ordem da prevenção aos desastres.
A Defesa Civil do Recife ampliou seu quadro de profissionais com a possibilidade da contratação de psicólogos no sentido de promover este atendimento.
A história do Brasil traz a preocupação com a segurança de seus povos desde época do Brasil Império, cujo Artigo 179º, da Constituição Política do Impériodo Brasil, de 24.03.1824, garante os socorros públicos. È, entretanto, a partir da década de quarenta, com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, e principalmente, após o afundamento, na costa brasileira, dos navios de passageiros Arará e Itagiba que se deu início os maiores progressos nesse tipo de atendimento à população.
Somente em 1988, surgiu a criação de um sistema úniconacional de ação permanente em Defesa Civil.
Hoje temos o Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC (órgão superior do SINDEC) tem como principal instrumento norteador de suas ações, da Política Nacional de Defesa Civil – PNDC. Nela estão estabelecidas as diretrizes, planos e programas prioritários para o desenvolvimento de ações de redução de desastres em todo o País, bem como a prestaçãode socorro e assistência às populações afetadas por desastres.
De acordo com o PNDC a Ação de Defesa Civil tem como maior objetivo a redução dos desastres, atuando para isso, com vistas à redução e diminuição da ocorrência e da intensidade dos mesmos. Este trabalho é desenvolvido a partir de 04 eixos norteadores: Prevenção de Desastres; Preparação para Emergências e Desastres; Resposta aosDesastres e Reconstrução.

A prefeitura do Recife na sua Coordenadoria de Defesa Civil , acompanhando e fazendo acontecer a política que se fomenta desde esse órgão nacional promove e define as competências de suas equipes com a presença do psicólogo e traça procedimentos , diante das necessidades do atendimento a população em risco e ou em provável risco, como também, diante da situação dodesastre.

No contexto da Defesa Civil do Recife, a história da inserção do psicólogo nas equipes de atendimento, não só está ligada a um compromisso com a política nacional, mas também com a própria vivencia das situações de desastres que se configuraram nos últimos anos, a experiência do evento acontecido na rua velha e outras experiências, que envolveram por exemplo as condições de desastresnas regiões de morros e nas regiões de alagamento da cidade, que historicamente, também entra em sofrimento maior nos tempos de inverno.

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA DEFESA CIVIL DO RECIFE

Seguindo as proposições já dimensionadas pelos eixos norteadores, o papel da psicologia e do profissional psicólogo, envolve o acolhimento no sentindo da busca da estabilização do equilíbrio após um acidente...
tracking img