A inserção do assistente social na saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADA INTERNACIONAL DO DELTA
I JORNADA DE SERVIÇO SOCIAL
A INSERÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA SAÚDE
SIMONE M. R. DE SOUSA

INTRODUÇÃO

Neste texto trataremos sobre a inserção dosAssistentes Sociais nos processos de trabalho desenvolvido no Sistema Único de Saúde, no qual o cotidiano institucional deixava patente a existência de um conjunto de demandas que revelam a utilidade daprofissão na dinâmica dos processos coletivos de trabalho nos serviços de saúde.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para falar da inserção do assistente Social na saúde faz se necessário fazer um breve retrocessona história do SUS. Visto que pode-se considerar que o surgimento das bases de seguridade social iniciou em 1920 com a Lei Eloi chaves, que criou as caixas de aposentadorias e pensões que asseguravaos ferroviários e os marítimos e foram sofrendo modificações e conforme as alterações recebendo diferentes nomenclatura como o IAPAS ( Instituto de Administração Financeiro da Previdência eAssistência Social), INPS ( Instituto Nacional de Previdência Social), SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde), INANPS (Instituto Nacional de Previdência Social), todos restrito aos que contribuíam,os demais eram atendidos pelos serviços filantrópicos (Santa Casa de Misericórdia ), e chegando em 1988 com a Constituição Federal que ficou conhecida como Constituição Cidadã, foi criado o SUS,dando acesso ao atendimento público a toda população brasileira.
Mas sua efetivação só aconteceu no dia 19 de setembro de 1991 com as leis 8.080 e lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990, que imprimiu aoSUS uma de suas principais características: O controle social.
O processo saúde/doença envolve atividades especializadas, saberes e habilidades que mobilizam, articulam e põem em movimento, unidadesde serviços, tecnologias, equipamentos e procedimentos operacionais. Este contexto aponta a saúde como a resultante das condições de vida determinada pelo contexto social em que o individuo está...
tracking img