A inserção do objeto instirucional e do serviço social

843 palavras 4 páginas
A inserção do Objeto Instirucional e do Serviço Social

O trabalho do Assistente Social muitas vezes questionado, vai além do que podemos pensar em explicar e como explicar. Desde tempos, como nos é apresentado em Retrospectiva Histórica, vemos a necessidade de uma pessoa aplicada, com responsabilidades e principalmente amor no que se faz necessário para que possa auxiliar crianças e adolescente em situ ações de risco a terem seus direitos e deveres preservados.
Em seu texto, DA SILVA, cita FALEIROS (1999) para definição da ideia do que se refere ao objeto do Serviço Social É ai que se dá o trabalho sobre as mediações complexas na dinâmica das relações particulares e gerais dos processos de fragilização das relações particulares e gerais dos processos de fragilização social, para intervir nas relações de força, nos recursos e nos poderes institucionais. Com vistas a fortalecer o poder dos mais frágeis, oprimidos, explorados, pelo resgate da sua cidadania da sua auto-estima, das condições singulares da sobrevivência individual e coletiva, de sua participação e organização.(1999, pag.41).

Com isso podemos analisar que a ideia surge a partir da necessidade do sujeito na mudança a partir da ajuda a ser oferecida em relação ao processo. Para tanto é necessário pararmos para analisarmos o quadro que o texto nos mostra da Retrospectiva Histórica da Construção e Desconstrução do Papel o Assistente Social desenvolvia em determinadas épocas, de como foi iniciado seu papel e hoje como se pode ser visto e o que oferece em relação a questão social.
DA SILVA, cita autora Gentili (1998), que compreende, que as classes sociais no Brasil estão intimamentes ligadas as politicas sociais entendidas a partir dos referenciais históricos-estruturais, padrões econômicos e alianças politicas que por serem ineficientes geraram diferenças sociais causadoras da grande divergência social que podemos encontrar hoje em dia. E que a partir disso surgi o Serviço Social que viabiliza

Relacionados

  • Polonia
    6451 palavras | 26 páginas
  • Economia294105
    40419 palavras | 162 páginas
  • tese
    60514 palavras | 243 páginas
  • Barth O Guru O Iniciador
    79616 palavras | 319 páginas