A inquisição em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Inquisição em Portugal



Introdução:

O objectivo deste trabalho é entender a Inquisição em Portugal, como foi criada, como funcionava, qual o seu poder político, moral e social.
Vamostentar perceber porque é que uma instituição cuja finalidade é confortar espiritualmente o ser humano, é capaz de cometer tamanhas atrocidades.
Os crimes praticados pelo Santo Ofício serviam, em nome dafé, para confiscar bens e financiar a navegação afim de aumentar sua força.
Neste trabalho vamos dar a conhecer como nasceu a Inquisição, quais os seus motivos, a sua aliança com a coroa e aimposição da fé católica como única e verdadeira fé.

O que é a Inquisição?

Inquisição (do latim Inquisitio Haereticæ Pravitatis Sanctum Officium) é um termo que deriva do acto judicial de inquirir, o quese traduz e significa perguntar, averiguar, pesquisar, interrogar.
Tribunal politico, eclesiástico criado para punir os supostos hereges (pessoas que de algumas forma contestassem a Igreja Católica)No ano de 1231, com o pretexto de identificar e excluir da sociedade elementos que contestassem a ordem cristã e garantir o seu funcionamento, o papa Gregório IX criou os Tribunais do SantoOfício da Inquisição.
Os condenados eram entregues às autoridades administrativas do Estado que se encarregavam das sentenças. As punições variavam desde o confisco de bens até à morte na fogueira. Erasempre feito um interrogatório sobre tortura, método de interrogatório muito comum na época. Existia uma espécie de guia prático do ofício inquisitorial que se chamava “O Manual dos Inquisidores” queservia de guia. Este manual foi escrito em 1376 pelo dominicano espanhol Nicolau Eymerich .

Quando foi criada em Portugal?

Em Março de 1492 os reis Fernando e Isabel, de Castela e Aragãoexpulsaram todos os judeus baptizados de Espanha sob pena de morte se o não fizessem. D. João II autorizou a sua entrada em Portugal, mas enviou alguns para o Norte de África. Os que ficaram foram...
tracking img