A iniciação esportiva através do lúdico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O futsal, o voleibol, o basquetebol e qualquer outro tipo de modalidade esportiva, praticado por alunos nas escolas devem ter um objetivo completamente diferente do que é executado para o rendimento. O professor tem que mostrar que nas aulas escolares ou nos seus treinamentos que não é só jogar a bola para os alunos que eles já saem praticando a Educação Física.O professor tem que ter em mente que no ambiente escolar existe os mais variados tipos de alunos, sem falar na diferença entre alunos e alunas, pois muitos não gostam de praticar determinada modalidade esportiva e tão pouco a Educação Física. Por este motivo às aulas devem atrair os alunos, fazer com que eles peguem o gosto e o habito pela prática de alguma modalidade e da Educação Física.É através de pequenos jogos lúdicos que os atletas aprendem e conhecem os fundamentos e as regras do esporte, recriando situações reais, com isso consegue uma familiarização mais rápida do esporte praticado.
Os atletas ficam tão envolvidos com a atividade, que colocam na ação seu sentimento e emoção. No jogo simbólico constroem uma ponte entre a fantasia e realidade, tornando-os capazes delidar com complexos e dificuldades psicológicas.
Este momento possui grande importância, pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral do atleta. Proporcionando uma liberdade para o atleta criar e colocar em praticas suas ações, oportunidade de socialização e criando uma afetividade com o esporte, o descobrindo de uma forma simples e prazerosa.
Percebemos o quanto os atletasdemonstram o sentimento da alegria e da descontração quando estão brincando.
Introduzindo o esporte através da ludicidade, estamos ajudando o atleta aprender a lidar com seus impulsos em busca da satisfação de seus desejos. Promovendo uma vivência diferenciada do seu cotidiano, aumentando suas experiências, fazendo com que vença as frustrações, estamos ensinando-o a agir diante das forças que operamno ambiente.
Com a ludicidade despertamos nele o gosto pelo esporte e o enfrentamento dos desafios com segurança e confiança.
Portanto, é de primordial importância utilizar-se das brincadeiras e dos jogos lúdicos no processo pedagógico. Trata-se do exercício de habilidades necessárias ao domínio e ao bom uso de nossa inteligência emocional, para o processo de aprendizagem motora nodesenvolvimento esportivo.
No primeiro capítulo analisaremos relatando sobre o tema “lúdico”, o que vem a ser o lúdico, a brincadeira; como pode ser estimulado e trabalhado por professores/treinadores, também a importância do professor na introdução do lúdico.
E no segundo capítulo e último capítulo vamos estudar as fases psico-motoras da iniciação desportiva, as fases de iniciação esportivaI, II, III e algumas recomendações que acreditamos serem importantes para se observar pelo profissional de Educação Física que estará trabalhando com a iniciação esportiva.
No terceiro capítulo estaremos observando a influência positiva do lúdico na iniciação desportiva, a influência positiva e negativa que o técnico pode proporcionar aos atletas iniciantes.


CAPÍTULO I

1 O LÚDICOA palavra lúdico vem do latim ludos e significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é coerente também o comportamento daquele que joga, que brinca e que se diverte. Por sua vez, o emprego educativo do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu conhecimento e sua concepção de homem e de mundo. (AWAD, 2004, p. 15).
A imaginação da criança é muitovasta, de tal forma que ela brinca em todos os lugares, obtendo brinquedos ou não, muitas vezes brinca apenas com seu imaginário. Através da ludicidade, brincadeiras e jogos ela vai conhecendo o mundo que a cerca, de forma pratica e obtendo o prazer na atividade, fazendo com que tome gosto pelo esporte a ser praticado.
Por isso, a ludicidade é uma forma privilegiada de aprendizagem. Na medida em...
tracking img