A INFORMÁTICA E O COMÉRCIO.

3685 palavras 15 páginas
Introdução

Nas últimas décadas a informática e a Internet surgiu para informatizar e automatizar mecanismos que antes eram feitos artesanalmente. Cada vez mais vem fazendo parte do cotidiano da sociedade, estando presente em praticamente todas as áreas, facilitando e reduzindo despesas. Hoje é possível resolver inúmeras coisas utilizando a Internet, desde serviços bancários até às compras. O comércio eletrônico ou e-commerce, como é chamado, segundo Costa e Ruiz (2011) é uma realidade inquestionável, sendo assim um complemento do varejo tradicional, e não o extermínio dele. Ou seja, não é só uma extensão do comércio tradicional, que procura sempre inovação para chamar atenção dos clientes, mais é também um negócio independente, sem necessidade de lojas fixas, e podendo comercializar todo tipo de produto, inclusive serviços.
“À sociedade é apresentada uma nova forma de acessar informações, aprender profissões e obter diplomas universitários, ou comprar bens com preços competitivos e recebê-los na comodidade de seu lar.”(CORREA;RUGONI, 2006, p. 94) Ainda de acordo com Correa e Rugoni (2006) o e-commerce, influência de maneira radical o comportamento e as expectativas dos clientes, redefinindo assim, o mercado ou criando novos mercados. “A participação do comércio eletrônico no faturamento das empresas, que inicialmente era marginal, passou a ser potencial.” (COSTA; RUIZ, 2011)
O sistema e-commerce deve priorizar o estudo dos seus clientes, verificando os motivos que leva o cliente a efetivar uma compra online, e mantê-los fidelizados, como também os motivos que o leva a não efetivar a compra, preferindo assim a compra em lojas físicas. Segundo o estudo de Gouvêa e Oliveira (2013) estratégias foram mencionadas pelos entrevistados, como positivas para o estímulo de compras online, foram elas a redução de preços, políticas de privacidade e programas de fidelidade, porém uma parcela da população não se sente a vontade para efetuar compras online e nem conhece

Relacionados

  • Analise Ergonomica Equipe De Limpeza
    22085 palavras | 89 páginas
  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas