A informatica no ambiente escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Informática no Ambiente Escolar


Maria Rosa Monteira de Lima

Profª. Joyce Bonet
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0687) – História da Educação
30/10/2012


RESUMO:

Este artigo científico visa demonstrar os resultados das pesquisas sobre a utilização dos meios tecnológicos da informática no ambiente escolar. Pode-se afirmarque essa ferramenta é essencial no processo de ensino, tendo em vista que os alunos terão que se adaptar ao uso do laboratório de informática sempre, para poder então desenvolver suas habilidades quanto ao uso do mesmo para seu cotidiano, podendo executar atividades necessárias as quais facilitam alguns trabalhos a serem desenvolvidos pelos alunos.
O uso da informática no ambiente escolar setornará real na vida de cada aluno tendo em vista que cada um dependerá do seu próprio desempenho para colocar em prática tudo aquilo que aprenderem conforme sua participação. Terão que descobrir as vantagens que a informática oferecerá para a formação dos mesmos em todo sentido, sem contar no estímulo que os mesmos alcançarão para exercerem suas atividades escolares. Para que isso aconteça épreciso que tenha uma estrutura física e pessoal para lhe dar com a forma de ensino aos alunos.


Palavras - chaves: informática na educação, inclusão digital, políticas públicas


I – INTRODUÇÃO

Vivemos em uma época muito dinâmica. A evolução da tecnologia e a introdução da Internet mudaram nosso local de trabalho, nossas escolas e nossa sociedade. Como educadores, não podemossimplesmente reagir a essas mudanças, precisamos ser pró-ativos para preparar nossos alunos para ingressar na força de trabalho emergente, baseada no conhecimento, e pra os desafios de uma economia global.
Acredito que, para isso, seja essencial usar ativamente ferramentas com nova tecnologia nas aulas. Os alunos têm um entusiasmo natural pelas novas tecnologias; assim, encontrar formas paracanalizar essa energia em aprendizado é uma excelente oportunidade para todos os professores.
Mostrar primeiramente para que serve e como funciona cada componente do computador, o que será essencial nas aulas, por exemplo, como um processador de texto que é um programa usado para escrever no computador. Com ele, é possível criar desde documentos simples até arquivos profissionais, que sãomais complexos, tais como: fax, cartas, currículos, ofícios, procurações e apostilas.



Os recursos tecnológicos modificaram a forma de viver de grande parte da humanidade. No entanto, utilizá-los na escola, é um grande desafio para muitos educadores. Neste artigo apresenta-se o resultado do estudo sobre o uso das tecnologias, no contexto escolar, suas contradições, desafios epossibilidades na organização do trabalho pedagógico e na ação educativa.
...a inserção da informática no ambiente escolar faz-se necessária, permitindo o acesso dos indivíduos a um bem cultural que deveria ser disponível para todos. Cabe à escola pública propiciar às crianças e jovens a apropriação dessa tecnologia. É preciso haver investimento por parte das autoridadesgovernamentais na melhoria da educação pública, que vise à formação de uma geração capaz de competir no mercado de trabalho e, sobretudo, na sociedade globalizada [GONÇALVES 1999].



Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essaintrodução vem ocorrendo.
Com esse artigo pretendo discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre a introdução da Informática na escola, como: o ser humano e a tecnologia, Informática x currículo, o processo de introdução da Informática, a função do coordenador de Informática.

II – O Ser humano e a Tecnologia

A tecnologia sempre afetou o homem: das...
tracking img