A informatica na medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O computador encontra a medicina
A proposta mais antiga de utilização da computação na área médica data de 1959, quando LEDLEY & LUSTED (1985) sugeriram o desenvolvimento de sistemas que pudessem auxiliar os médicos na tomada de decisão.
Esta era uma tendência – a dos sistemas voltados para o apoio à decisão médica –, mas nem todos a seguiram. Alguns pesquisadores começavam a se preocuparcom a noção da informação hospitalar como um todo.
Nos Estados Unidos, o primeiro projeto de informatização hospitalar – Hospital Computer Project – foi realizado em 1962, a partir de um contrato firmado entre o Massachusetts General Hospital – MGH e uma empresa de Cambridge, denominada Bold Beranek and Newman –BBN, tendo sido financiado pelo National Institutes of Health e pela American HospitalAssociation (BLOIS & SHORTLIFFE, 1990).
Em função desse projeto, diversos aplicativos começaram a ser desenvolvidos no MGH por Octo Barnett – um dos profissionais que mais contribuições fez na área de informática em saúde – e seus associados. Destes, destacam-se programas de admissão e alta, relatórios de laboratórios e resumos de prescrições.
Na mesma época, projetos similares começaram aser desenvolvidos em outros hospitais americanos: Latter Day Saints Hospital –LDS, em Salt Lake City (PRYOR et al. 1983), Kaiser Permanent (COLLEN, 1990), Universidade de Stanford (BLOIS & SHORTLIFFE, 1990) etc.
De acordo com Otto Rienhoff, atual presidente da International Medical Informatics Association – IMIA, os precursores da área na Europa foram Wagner em Heidelberg e Reichertz emHannover (Alemanha), Grémy em Paris (França), Anderson em Londres (Inglaterra) e Peterson em Estocolmo (Suécia) (RIENHOFF, 1997). O professor Peter Reichertz foi um dos primeiros a escrever, na década de 70, sobre a importância da informática médica tanto na pesquisa quanto para melhorar o currículo médico. Também é de Reichertz a visão sobre as mudanças que aconteceriam na relação entre o médico e opaciente (VAN BEMMEL, 1988):
"The more a patient is able to ‘ask’ a system himself regarding a certain diagnosis, or treatment, the more he will do so, either to avoid contact with the physician or to monitor his decision or action. The medical community will have to face that the borderline between the physician and the patients will move away from the traditional ‘knowledge ditch’ whichseparates the provider from the consumer of health care."
No Brasil, a situação dessa especialidade era bastante diversa do que ocorria na quase totalidade dos países do hemisfério norte e Europa, onde a informática médica implicava hardware e software avançados e abundância de recursos para o desenvolvimento e a manutenção de sistemas que utilizavam a tecnologia de ponta (LEÃO, 1990).
Apesar dasrestrições impostas, inicialmente pelo estabelecimento de uma comissão para a Coordenação de Atividades na área da Eletrônica (CAPRE) em 1972 e depois pela Lei Nacional de Informática, institucionalizada em novembro de 1984 (BOTELHO, 1989), a área de informática aplicada à saúde era estudada, acompanhada e desenvolvida por grupos isolados em todo o país. Destacam-se, entre outras, as iniciativas daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, da Universidade de São Paulo, da Escola Paulista de Medicina e da própria máquina do governo federal.
Na Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo, a informática começou a ser implantada em 1976, graças à visão, em nossa opinião revolucionária na época, de um de seus médicos, o Prof.Dr. Silvio Borges (JORGE, 1997).
Ciente das necessidades de coleta padronizada da informação e de seu adequado armazenamento, este professor criou o Serviço de Informática, que mais tarde se transformou no Centro de Processamento de Dados (CPD) da Escola Paulista de Medicina.
Diversos protocolos de coleta sistematizada de informações foram idealizados pelo professor Silvio e são referidos, até...
tracking img