A informatica na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMATICA NA CONTABILIDADE




















SÃO PAULO
2011












INFORMATICA NA CONTABILIDADE

























SÃO PAULO

2011







INFORMATICA NA CONTABILIDADE









Projeto profissional interdisciplinar de conclusão do primeiro semestre apresentado comoexigência parcial para obtenção do titulo de Graduação do curso de Ciências Contábeis







SÃO PAULO

2011
SUMÁRIO


1. Resumo............................................................................................
2. Introdução........................................................................................
3.Justificativa.....................................................................................
4. Objetivo..........................................................................................


Conclusão.............................................................................................

Referencias Bibliográficas...................................................................1. RESUMO


Buscamos demonstrar a importância da Informática para a contabilidade, trazendo neste trabalho alguns fatos da historia e origem da Contabilidade, o surgimento da informática e sua contribuição para a elevação do Profissional de Contabilidade na atualidade. Constata-se a importância da Informática não só para a Contabilidade, mas, também, para as mais diversasáreas da economia de um modo em geral.


















































2. INTRODUÇÃO



A Contabilidade é uma ciência, seu principal objeto de estudo é o Patrimonio das organizações; seus fenômenos e variações. Visando dar a seus usuários informações de naturezas econômicas, financeiras e de produtividade com relação àempresa objeto de contabilização. O uso das informações contábeis tornou-se indispensável, devido a globalização e a alta competitividade do mercado.
Além de atender as exigências e fiscais, as informações contábeis tem dado suporte a organização como um todo, e principalmente na tomada de decisões ,por isso a relação do processo de escrituração contábil e a informática que se constitui umarelação de muitos anos têm trazido para os profissionais de contabilidade um aprendizado e mudanças no processo de elaboração dos trabalhos.
Analizando as constantes mudanças na tribução, as empresas necessitam de ferramentas, que possam lhe prestar informações precisas e corretas.
É neste momento que a informática se faz presença fundamental, não só para as empresas e escritórios decontabilidade, mas sim em toda atividade empresarial.

UM POUCO DA HISTORIA DA CONTABILIDADE
Desde a pré-história a contabilidade já se fazia presente em nosso meio, Schmidt e Santos (2006 p.13) comentam que “as primeiras fichas de barros encontradas datam de 8.000 a.C. na cidade de Urik, antiga cidade da mesopotâmia e centro de civilização sumeriana”.
A arqueologia contribuiumuito para essas descobertas, esses vestígios da contabilidade são “produto do estudo cientifico de restos de culturas humanas derivadas de conhecimentos desenvolvidos em tempos pré-históricos”. As principais descobertas da arqueologia a respeito da contabilidade foram as fichas de barros e os sistemas de tábuas. Eram simples e complexas. As fichas simples tinham as seguintes características:esferas, cilindros, discos, ovóides, triângulos e, retângulos. Eram utilizadas mais em zonas rurais e revelavam traços de 8.000 a.C. Já as fichas complexas, também, tinham diversas formas, porem com incisões ou pontuações e freqüentemente perfuradas. Eram usadas em diversas cidades, bem como nos arredores dos templos. Foram encontradas mais de 1.500 fichas datadas de 6.500 a. C.
Elas possuíam a...
tracking img