A informática e o pedagogo

Páginas: 6 (1450 palavras) Publicado: 5 de janeiro de 2011
INFORMÁTICA E O PEGAGOGO
INTRODUÇÃO
É interessante analisar a temática do “Papel do Pedagogo Multimeios e Informática Educativa na Gestão de Espaços Tecnológicos" devido ao fato de que a habilitação de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa é pouco conhecida dentre as demais ênfases da Pedagogia e também, pelo fato de ter havido mudança não estilo de administração para gestão da escola.Isso acontece para um melhor gerenciamento, acompanhamento e entendimento da escola e para que os encaminhamentos e ações se direcionem à qualidade dos serviços escolares.
Sendo assim, vincula-se este Pedagogo, com a gestão e os recursos tecnológicos existentes, a fim de aprofundar estes conhecimentos sobre como este profissional atua gerenciando as mídias.

Educação e tecnológia uma parceriade suma importância,pois é através destas inovações que podemos incluir nossos alunos neste grande mundo digital, porém é de extrema necessidade que nós professores se conscientize da grande aliança em que devemos fazer em nossas sala de aula, entre educação e ensino tecnológico.
O desenvolvimento do conhecimento tecnológico tem contribuído para colocar em novas bases o modo de pensar apartir dasinovações tecnológicas. Nesse sentido faz-se necessário refletir sobre as formas de ensinar e sobre a produção de materiais para uma educação comprometida com a superação das desigualdades, conflitos e contradições postas na sociedade, sem perder de vista a diversidade cultural. É fundamental que a escola, o professor e o aluno, tenham clareza de quais são os fins ou os motivos da atividade deensino e de aprendizagem, contextualizem seus objetivos, definam as ações e procedimentos necessários para a consecução desses fins e considerem os objetos ou recursos disponíveis (tecnologias) para o trabalho escolar, partindo de uma análise crítica da realidade, criando condições para a formação da consciência crítica comprometida com a transformação da sociedade.

DESENVOLVIMENTO
No início, astecnologias foram inseridas no âmbito escolar a fim de serem utilizadas apenas para aprimorar as atividades administrativas. Posteriormente, é que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) entraram como apoio aos conteúdos de sala de aula, colocando os computadores como recursos para o ensino e a aprendizagem. Com o passar do tempo, descobriu-se que de nada adiantava ter computadores esoftwares nas escolas sem profissionais da área.
Para efetivar esta parceria – computador e educação - foram implementados os laboratórios de informática, onde quem coordenava eram os técnicos de informática. Com o decorrer do tempo, percebeu-se que este profissional não é o mais adequado para atuar educacionalmente, desenvolvendo projetos de tecnologia educacional e aulas de informática. Anecessidade era de um profissional da área educacional, ou seja, um pedagogo, mas qualquer habilitação de pedagogo não obtinha o êxito pretendido.
Então, surge assim, o pedagogo com ênfase em multimeios e informática educativa. A formação deste pedagogo multimeios e informática educativa perpassa pelas áreas de jornalismo, informática e na educação. Portanto, este é o profissional que deve atuar na áreaeducacional ao invés, de um técnico em informática.
Este educador age como mediador, contribuindo para que ocorra o ensino e aprendizado de forma lúdica, tendo como apoio as mídias.
... o educador precisa considerar: o quanto as tecnologias alteram o cotidiano das pessoas possibilitando um outro modo de compreender e /interpretar o mundo; as possibilidades de uso destes multimeios através de umapercepção que situa as tecnologias como mediadoras de um processo educacional mais amplo, numa perspectiva de superação da visão tecnicista, instrumental, idéia tal difundida na década de setenta. (MORAIS, 1999, p.38)
Não é suficiente que a escola adquira tecnologias e propor oficinas. O educador tem que ter uma mudança paradigmática perante as TICs. Não se pode negar que as tecnologias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogo
  • Pedagogo
  • Pedagogo
  • O pedagogo
  • O pedagogo
  • pedagogo
  • Pedagogo
  • pedagogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!