A informática e suas implicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BRUNO HERONDY KOSEMBA JUNIOR
JOÃO ADILSON MACIEL
JOELCIO JOSÉ SOCKOLOSKI
ROGÉRIO FERREIRA DOS SANTOS

A INFORMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES

Pitanga
2010

Orientador: Elias Dallabrida.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a informática em sua história, aplicaçãono cotidiano, influência nos meios de trabalho, aprendizado, comunicação na formação de caráter ético, moral e profissional das pessoas.
Apresentaremos a seguir definições que envolvem todo o contexto histórico desde os primórdios até os dias atuais. Trataremos também das consequências do uso da informática, a qual aumenta a produtividade do trabalho dispensando o uso de mão-de-obra, o que geradesemprego em grande escala, aumenta os lucros das empresas, mas deixa centenas de milhares de pessoas sem ter um trabalho digno. Discutiremos toda parte ética das empresas e dos empresários em relação à produção e aos empregados.
Trataremos do uso inadequado, abusivo e ilícito da internet, a qual é uma ferramenta fundamental para o aprendizado, comunicação e para o trabalho nos dias de hoje.Discutiremos a ética na internet, sua aplicação ética tanto profissional como pessoal, dando como exemplo a pirataria.

HISTÓRIA

A informática é a teoria ou ciência que trata tudo que se relacional com o processamento automático da informação. (Agenor Martins. 1991)
A origem da informática é recente, mas remota a pré-história. Mesmo sem saber por meio do aparecimento de caracteres figurasletras e números eternizados em rochas. E depois no papiro e logo então no pergaminho; o homem armazenou dado e os guardou para o futuro, isto é deu-se inicio a informática.
A necessidade do homem de encontrar um meio de coletar e armazenar dados já vem desde o período pré-histórico com a utilização de pedras e palitos para fazer contagem. A informática se desenvolveu a partir do século XVII, em1617 na Escócia, Napier criou as tabelas de multiplicação gravadas em bastões que foram a origem para o desenvolvimento das réguas de calculo criados em 1621, por Wiliam Oughtred.
Em 1642, na França Blaize Pascal desenvolveu uma máquina mecânica de cálculos que somava e subtraia. Em 1671 na Alemanha Gottfried Von Leibnitz aperfeiçoou a máquina criada por Pascal dando condições para que fossemfeitas divisões e multiplicações.
Dois séculos mais tarde no século XIX é que a informática teve seu devido valor, Joseph Marie Jaquard em 1801 gerou o conceito de armazenamento de informações por meio de placas furadas que podiam controlar teares, era o inicio da informática aplicada no trabalho.
E finalmente chegamos ao computador em instrumento indispensável para a expansão da informática.Este um aparelho de Howard H. Aiken propôs a contrução com o propósito de calcular as trajetórias de projeteis para a guerra.
O computador que utilizava relés eletromecânicas e levou o nome de Acki, mas só ficou pronto dois anos após a guerra.
Nos Estados Unidos em 1946 John Mauchly e John Presper desenvolveram o ENIAC considerado o pai dos computadores modernos por ser o primeiro computadoreletrônico. O ENIAC pesava 30 toneladas e era utilizado em cálculos balísticos pelo exército dos Estados Unidos.

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Segundo Shaff (1995), com o desenvolvimento tecnológico a sociedade enriquecerá rapidamente como consequência do aperfeiçoamento da automação da produção. O fato de que este mesmo processo venha a ser causa do desemprego estrutural não contradiz a correçãodas afirmações que acabamos de fazer: será uma sociedade rica que deverá enfrentar o problema do desaparecimento do trabalho no sentido tradicional, mas que, graças à sua riqueza, poderá resolvê-lo mais facilmente, pelo menos nos seus aspectos materiais. O alto padrão de vida material dos membros dessa sociedade futura, a sua independência material sem precedentes mesmo que alguns venham a ser...
tracking img