A informática na educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADEILTON BRAGA DOS SANTOS
DIRCEU CUNHA DE MELO
HERIVELTON RENATO BATISTA

A Informática na Educação.

Manaus

2010

ADEILTON BRAGA DOS SANTOS
DIRCEU CUNHA DE MELO
HERIVELTON RENATO BATISTA

A Informática na Educação.

Projeto de Pesquisa para o Trabalho Interdisciplinar, orientado pelo Professor Renato Ipiranga, Faculdade La Salle Manaus, Cursode Sistemas de Informação.

Manaus

2010

SUMÁRIO

1. Tema 5

2. Delimitação do Tema 5

3. Problema 5

4. Justificativa 5

5. Objetivos 6

5.1 Objetivo Geral 6
5.2 Objetivos Específicos 6

6. Referencial Teórico 7

7. Metodologia 11

8. Cronograma 12

Introdução

A Internet e a utilização dos computadores nas escolas, aliados as novas tecnologias criaramnovos meios de melhorar a relação entre aluno e professor e de adaptar á escola a um novo método de ensino-aprendizagem. Ao criar novos espaços de geração do conhecimento, houve uma revolução nos processos e metodologias de aprendizagem, criando na escola um novo ambiente com os indivíduos e com o mundo. Neste aspecto, é fundamental ampliar os ambientes de aprendizagem onde o conhecimento possa ficarà disposição de mais pessoas para que sejam capazes de colaborar para o desenvolvimento da pesquisa e consequentemente uma melhor aprendizagem.
O uso do computador e o acesso a Internet, constituí em muitas opções pedagógicas, pois não se limita a essa ou aquela disciplina, possibilita uma educação mais ampla, novos horizontes foram criados para a escola, os trabalhos de pesquisa agora podemser compartilhados em diversas redes por outros alunos e professores, aumentaram os recursos que facilitam a tarefa de preparar as aulas do professor para o ritmo de cada aluno, ganhando assim, em praticidade, dinamismo, inovação e poder de comunicação para o processo de ensino-aprendizagem possibilitando o uso casado de computador e Internet com recursos básicos na sala de aula.
.
TemaA informática na educação.

Delimitação do Tema

O uso do computador e o acesso a Internet como meios auxiliares na aprendizagem na educação em Manaus-AM, por professores e alunos do ensino superior. Um estudo de caso na Escola “X”.

Problema

A utilização, por professores e alunos, do computador e seus recursos aliado as ferramentas de comunicação da Internet pode melhorar aqualidade de aprendizagem na Escola?

Justificativa

A utilização de computadores e o acesso a Internet acrescentaram uma significativa mudança na forma de comunicação no mundo. Essa nova visão implantada através da Internet e a inclusão dos recursos tecnológicos, criou em alguns segmentos da vida humana, inclusive na educação, novas estruturas ao ponto que, as existentes tiveram que seradaptadas para acompanhar está nova característica mundial de comunicação.
Atualmente nota-se um aumento gradativo de laboratórios de informática, cursos de computação, materiais específicos para o ensino na área, profissionais especializados nas escolas e até mesmo pelo aumento de trabalhos educacionais na World Wide Web. Pode-se sonhar com a concretização do sonho das tecnologias ao cotidiano dasescolas através dessas ações. Entretanto somente a aquisição e disponibilização destes equipamentos e conexões não são suficientes se não houver uma utilização pedagógica inteligente com todas essas ferramentas.
Colocar computadores nos diversos ambientes da escola sem conectá-los a uma rede para compartilhamento das informações entre estes ambientes ou até mesmo entre outras instituições deensino é o mesmo que dar telefone para as pessoas sem que elas possam ligar umas para as outras. Dispor de um bom laboratório de informática e utilizá-lo apenas para poucas atividades de pesquisa é um desperdício de tempo, recurso material e trabalho humano.
A propósito, é de fundamental importância que os educadores não se esqueçam de que todos os recursos computacionais são necessários,...
tracking img