A informática aplicada a administração de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a Informática Aplicada a Administração de Empresas

Resumo. Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o uso da informática na administração das empresas. Sobre como foi o crescimento e a adaptação das empresas e funcionários ao uso da informática no seu cotidiano até chegar aos dias de hoje onde uma empresa sem o uso da informática e tecnologias em geral não sobrevive. Quais são asvantagens e desvantagens da informática, como deve ser o comportamento de profissional de TI dentro e fora da empresa. O que algumas empresas consultadas pensam sobre o assunto.

1. Introdução
A cada dia que se passa se administrar uma empresa, uma loja, ou te mesmo seu dia a dia sem o uso da informática torna-se cada dia mais complicado devido a necessidade de controlar tantas informações,sejam elas preços ou quantidade de produtos em uma loja, as contas a pagar ou receber, nossos compromissos do cotidiano com reuniões, trabalhos, viagens.
Esse avanço das facilidades que a informática nos proporciona hoje, não foi algo que aconteceu do dia para a noite, foi um processo relativamente rápido se comparado a outros acontecimentos como a evolução dos automóveis ou dos direitos humanos.
Ainformática na administração de empresas está associada a inúmeras tarefas como programas para controle de estoque, para gerenciamento de RH, na comunicação entre empresas e funcionários, ou até mesmo no controle sobre o que o funcionário faz durando seu expediente.
Além das necessidades internas da empresa existe também o crescimento do uso da informática na outras empresas que acabam obrigandotodas a se adequarem ao seu uso. Como bancos, notas fiscais que antes eram emitidas por papel e hoje são eletrônicas e na troca de informações.

2. A História da Administração
A história da Administração surgiu há muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos,então surgi a arte e o exercício de administrar.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionaise administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre o comportamento pessoal de seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresasda atualidade.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se revolução industrial.
No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, queapresentou os princípios da administração científica e o estudo da administração como ciência.
Conhecido como o precursor da teoria da administração cientifica, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, dotrabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Talvez, surge aí, isso segundo o meu entendimento, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.
Em 1911, Taylor publicou um livro considerado como a bíblia dos organizadores do trabalho: PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO...
tracking img