A INFLUÊNCIA DA ELABORAÇÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO NAS OM DA MB QUE OBTIVERAM SUCESSO COM A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NETUNO

7056 palavras 29 páginas
CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE WANDENKOLK
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO E INTENDÊNCIA
Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Planejamento e Finanças – 2011

A INFLUÊNCIA DA ELABORAÇÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO NAS OM DA MB QUE OBTIVERAM SUCESSO COM A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NETUNO.

Capitão-de-Corveta (IM) Antonio Augusto Murat de Sousa Torres

“Nada mais difícil de manejar, mais perigoso de conduzir, ou de mais incerto sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem de coisas, pois o inovador tem contra si todos os que se beneficiavam das antigas condições e apoio apenas tíbio dos que poderão se beneficiar com a nova ordem.” Nicolau Maquiavel (1459-1527)

Resumo:

Este estudo busca identificar se existe influência na relação entre o sucesso obtido pelas OM que se destacaram com o Programa Netuno e o planejamento orçamentário da organização. O Programa Netuno, que corresponde a institucionalização do Modelo de Excelência de Gestão do Governo Federal, denominado GesPública, pela Marinha do Brasil. A pesquisa bibliográfica foi direcionada à literatura sobre orçamento público, os Programas GesPública e Netuno e também aos trabalhos acadêmicos sobres os assuntos. A partir dos dados levantados, foi possível identificar o comportamento de uma Organização Militar (OM) que tem uma grande preocupação com o seu planejamento orçamentário, com o Programa Netuno e as modificações que essas práticas de gestão proporcionaram para a obtenção do sucesso em seus resultados.

Palavras-chave: Influência, Sucesso, Orçamento Público, Planejamento Orçamentário, Gespública e Programa Netuno.

1 – INTRODUÇÃO

A Marinha do Brasil (MB) busca a excelência em Gestão por meio da implantação do Programa Netuno em suas Organizações Militares (OM). O Programa Netuno é um processo administrativo destinado a aprimorar a gestão das Organizações Militares (OM) e, conseqüentemente, proporcionar à Marinha do Brasil as melhores condições para estar pronta e adequada à estatura

Relacionados