A influencia do vaqueiro na sociedade piauiense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

ALCIENE FONTELE ARAUJO



















A INFLUÊNCIA DO VAQUERIO NA SOCIEDADE PIAUIENSE



























COCAL – PI

2013

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDOS MENDES

ALCIENE FONTELE ARAUJO















A INFLUÊNCIA DO VAQUERIO NA SOCIEDADE PIAUIENSEArtigo científico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Sociologia.


























COCAL – PI

2013



A influência do vaqueiro na sociedade piauiense

Alciene Fontele Araujo[1]



RESUMO

Este artigo trata da presença do vaqueiro na história doPiauí. O vaqueiro sempre esteve presente na vida dos piauienses por meio das artes, dos esportes, da música, tudo traz um pouco de sua imagem. Seria impossível compreender a sociedade piauiense se omitimos o elemento vaqueiro que construiu com seu trabalho, suor e sofrimento uma sociedade chamada Piauí. O artigo faz uma abordagem resumida da questão do vaqueiro, invocando momentos que mostram aimportância do vaqueiro para a história do Piauí.



Palavras – chave: Vaqueiro. Sociedade. Piauí



Introdução

A figura do vaqueiro sempre esteve presente no dia a dia dos piauienses. A existência e a própria história do vaqueiro se confundem com a história do Piauí, isso por que grande parte das expressões culturais está ligada a vida dos vaqueiros. Um exemplo é a música que teve suasprimeiras expressões relacionadas à lida com o gado. Os vaqueiros recorriam à musicalidade como auxílio na lida com os rebanhos, expressados por meio dos aboios, que muitas das vezes cantavam cenas do cotidiano dos vaqueiros.
É necessário apontar para a necessidade de ultrapassar estereótipos que foram criados em torno da figura do vaqueiro na historiografia piauiense. Dessa forma, faz-senecessário discutir a influência do vaqueiro na história cultural do Piauí, desde a colonização até os dias de hoje. E assim, entender como esse personagem deixou profundas marcas, muitas vezes oculta, na história piauiense. Pretendemos ainda aumentar o interesse pelo seu meio histórico e possibilitar um despertar crítico para entender a sociedade, mostrando que a influência do vaqueiro no Piauí émais importante do que se supõe.

Desenvolvimento

O vaqueiro representou grande importância na construção territorial no interior do Piauí. Ao que parece os primeiros que aqui chegaram vieram do Maranhão, Pernambuco e da Bahia e passaram a migrar em direção ao sertão piauiense seguindo quase sempre os cursos dos rios muitos já conheciam até cultivavam a pecuária.
Amedida que o povoamento da região se expandia, a evangelização dos jesuítas se ampliava e assim também a criação de gado. Entre as décadas de 1660 – 1680 e em, aproximadamente, 50 anos, tornaram-se grandes fazendeiros, chegando ao ponto de organizar suas fazendas em grupos para melhor administrá-las, talvez uma das mais notáveis empreitadas de povoamento do Piauí.
Segundo Monsenhor Chaves(2005, p. 32).

Perseguindo os restos dos guenguês em retirada é nessa ocasião que pisa em solo piauiense um dos capitães e companheiro de conquista de ‘’Francisco Diaz de Ávila, Domingos Afonso Sertão. Este homem é, sem dúvida alguma a figura principal de desbravamento e colonização de nosso solo. Conquistando o terreno em ásperas lutas, ao gentio bravio, nele instalou 30 fazendasde gado que constituíram o primeiro esforço sério de povoamento de Piauí.

O autor faz uma pequena síntese de como se deu a ocupação das terras piauiense pelos colonizadores brancos e como esses homens colocaram nas terras dos indígenas os primeiros currais.
A prática da pecuária sempre se mostrou uma atividade secundária no Brasil, já no Piauí se mostrou uma das...
tracking img