A influencia do capitalismo na escolha profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo do tempo a sociedade foi sendo modelada de outra forma. Antes de ouvirmos falar em capitalismo a sociedade era muito diferente fica nítido que com a chegada do capitalismo a sociedade nãoalterou apenas a sua forma econômica mais também outros fatores entre eles a escolha de uma profissão.
Ao analisarmos este assunto de uma forma um pouco mais detalhada podemos citar como exemplo astribos indígenas onde as funções eram divididas entre todos os membros da tribo, as mulheres não realizavam os mesmos serviços que os homens ,os serviços das mulheres a maioria das vezes era cuidarda plantação ,da oca e dos filhos. Enquanto cabia aos homens buscar os alimentos para alimentar a tribo ,isto é ,a caça e a coleta As crianças convivendo deste ambiente aprendiam as profissões dos pais,os meninos iam aprendendo a fabricar e a manusear as armas, em contrapartida as meninas iam aprendendo o serviço da mãe. E assim sucessivamente sendo passado de geração em geração.
Já nas famíliasrurais eles produziam tudo para o seu próprio sustento,paltavam verduras,e craiavam animais,e da mesma maneira que os indígenas transmitiam a profissão aos fillhos as famialias da zona rural faziamda mesma maneira.
Nestas épocas citadas acima não havia a preocupação em escolher qual profissão seguir,isto é,não havia está reflexão,era algo “automático”,no caso dos índios as gerações futurascontinuariam seguir as profissaoes do passado como modo de manter os costumes e de preservar a aldeia, já no outro caso as profissões eram transmitidas as outras gerações nas ,os filhos aprendiam etinham como objetivo continuar a profissão do pais e assim a profissões eram transmitidas sem muitos questionamentos.A família servia ela própria como grupo profissional.
Com a transição para ocapitalismo faz com que o trabalho emigre da esfera particular para esfera publica, os indivíduos não trabalham apenas para o auto sustento de sua família,e passa agora a receber uma remuneração,isto...
tracking img