A influencia da religião

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1043 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Religião

*

Introdução
    Tal interesse pelo assunto surgiu devido aos pesquisadores darem início a uma pesquisa de origem explicativa com características ex-post-facto sobre pluralidade cultural, onde o objetivo geral inicial seria proporcionar a integração das culturas através das práticas religiosas e, como o previsto, tendo em vista este tipo de pesquisa, os fatosaconteceram sem serem provocados pelos pesquisadores.
    A estratégia de intervenção seria desenvolvida com um grupo jovem de uma Igreja, a fim de quebrar seus paradigmas e estimular o conhecimento sobre as outras religiões que influenciam em nossa cultura.
    Ao dar início à análise pré-teste com o grupo, o representante do grupo jovem da Igreja concordou com o trabalho que seria feito e ospesquisadores iniciaram a pesquisa com um trabalho com os jovens, durante duas semanas.
    No dia em que seria aplicado o pré-teste, o Bispo da Igreja não permitiu que o questionário fosse respondido pelos jovens, alegando que os jovens não teriam permissão para falar sobre outra religião.
    De acordo com o episódio acontecido, demos inicio a uma nova pesquisa de origem de campo, abordando otema “A influência da Religião na Sociedade e na Educação Escolar”. Desenvolvemos através do tema da Pluralidade Cultural, os temas de Inclusão e Exclusão social, Religião na Sociedade, Intolerância Religiosa e Religião X Educação Escolar.

Metodologia
    A metodologia empregada no presente trabalho foi a da Pesquisa de Estudo de Campo para obtermos maiores informações sobre a pesquisadesejada.
    A Pesquisa de Campo é utilizada para informações sobre um problema, comprovação de hipóteses ou descoberta de novos fenômenos ou relações entre eles. E, no caso do trabalho apresentado serviu para mostrar sobre a existência e conhecimento das pessoas quanto à influência da religião na sociedade e na educação escolar.

Pluralidade cultural
    O homem é um ser social e, portanto,possui sua individualidade e diversidade, pois ao conviver socialmente adquire novas características, novos hábitos, atitudes, valores culturais. E, para sentir-se bem, precisa estar bem consigo mesmo e com os diferentes grupos sociais que conviva. Com isto, o homem vai adquirindo habilidades diversas, completando-se e completando a sociedade.
    Moreira (2007) em seus estudos culturais entende apalavra “cultura” no sentido plural, como “culturas” e afirma que:
    corresponde aos diversos modos de vida, valores e significados compartilhados por diferentes grupos (nações, classes sociais, grupos étnicos, culturas regionais, geracionais, de gênero etc.) e períodos históricos. Trata-se de uma visão antropológica de cultura, em que se enfatizam os significados que os grupos compartilham, ouseja, os conteúdos culturais. Cultura identifica-se, assim, com a forma geral devida de um dado grupo social, com as representações da realidade e as visões de mundo adotadas por esse grupo. (MOREIRA, 2007, p. 17)
    Numa visão sociológica, a cultura nasce a partir da interação entre os homens.
    A cultura brasileira, como qualquer tipo de cultura é pluricultural. Ou seja, é envolvida pordiversas culturas, respeitando as diferenças apresentadas por essas culturas.
    Através da sociabilidade, que é a tendência natural da espécie humana para viver em sociedade e é desenvolvida por meio do processo de socialização, pelo qual o indivíduo se integra ao grupo em que nasceu assimilando sua cultura, que vivemos e transformamos nossos valores culturais.
    A multiplicidade de culturas eetnias tem caracterizado as sociedades modernas. Portanto, a idéia de multiculturalismo é uma resultante desses processos civilizatórios marcados pela heterogeneidade. São características do multiculturalismo: O reconhecimento da filiação de cada indivíduo a um grupo cultural; o destaque à herança cultural de cada um desses grupos, para que os demais possam apreciá-la e respeitá-la; a afirmação da...
tracking img