A influencia da mídia esportiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
RAFAEL BELLAVER

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS INFANTIS:
UM ESTUDO A PARTIR DA "PEDALADA DO ROBINHO" NUMA ESCOLINHA DE FUTEBOL

PORTO ALEGRE
2006

UNIVERSIDADDE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RAFAEL BELLAVER

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS INFANTIS:
UM ESTUDO A PARTIR DA "PEDALADA DO ROBINHO" NUMA ESCOLINHA DE FUTEBOLMonografia apresentada como requisito parcial para conclusão do curso de Escola de Educação Física na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ORIENTADOR: PROF. DR. ALEX BRANCO FRAGA

Porto Alegre
2006

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 6

2- PERCURSO METODOLÓGICO 9

3 - A MÍDIA COMO ELEMENTO DE CONFIGURAÇÃO SOCIAL 14

2.1- A Mídia Esportiva 16

2.2 - A Mídia Futebolística 18

4 - A CONSTITUIÇÃO DE ÍDOLOS MIDIÁTICOS 20

5 - O CRAQUE ROBINHO: DAS “PEDALADAS BRASILEIRAS” À “BICICLETA ESPANHOLA” 25

6 - JOGADAS MARCANTES 28

7 - GIPE: A ESCOLINHA DO PARQUE CHICO MENDES 33

8- CONCLUSÃO 39

REFERÊNCIAS
ANEXOS

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho surge de um projeto preliminar desenvolvido nadisciplina de Metodologia da Pesquisa (EFI 04205), que tinha como tema mais genérico a mídia em relação à Educação Física Escolar. De modo mais específico, a idéia inicial era perceber como a mídia esportiva vinha influenciando os alunos no cotidiano das aulas de educação física.

Entretanto, a abrangência do tema e do objetivo poderia resultar numa superficialidade no desenvolvimentoposterior do projeto, caso não houvesse uma delimitação maior do objeto de estudo. Logo, foi necessário especificar e apontar um foco de análise para o que se pretendia de fato pesquisar. Mantive o interesse pela influência da mídia, só que mais voltada para os assuntos do futebol. Visto que no Brasil esse esporte é muito divulgado e, principalmente, praticado por qualquer pessoa em qualquer local. Épreciso apenas dois objetos para se fazer a marcação de uma goleira. A bola, pode ser meia ou de couro. E, agregando isso tudo a participação de duas pessoas, já é suficiente para que se pratique futebol.

A paixão pelo futebol, tanto por grande parte da população brasileira quanto minha, levou-me a modificar os sujeitos e os lugares da pesquisa. Centralizei o foco do trabalho no grupo demeninos entre 9 e 14 anos de idade que jogavam futebol no Parque Chico Mendes em Porto Alegre, onde eu orientava aulas/treinos de futebol de caráter voluntário aos sábados à tarde entre os meses de janeiro de 2004 e maio de 2005 juntamente com um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física.

Ali, durante aquelas aulas/treinos, fui percebendo o grau de influência da mídia futebolísticaexercida sobre a corporeidade desse grupo de meninos, que pode ser sintetizada não só pela imitação do gesto técnico característico do jogador Robinho, as pedaladas, realizadas pelos meninos nos momentos livres das aulas/treinos, mas também por imitarem a expressão midiática que está vinculada a imagem do gesto do jogador: "pedala Robinho".

Contudo, não bastava saber que a mídia esportiva teminfluência na forma de jogar/brincar desse grupo de meninos, mas mostrar que as jogadas mais marcantes divulgadas pela mídia esportiva acabam funcionando como um modelo a ser seguido por eles. Pretendo analisar, portanto, de que modo a mídia esportiva influencia a prática corporal de meninos praticantes de futebol, tendo como ponto de referência o movimento de incorporação das “pedaladas do Robinho”pelo grupo participante da escolinha que funcionava no Parque Chico Mendes.

No capítulo, “A mídia como elemento de configuração social”, procurei esclarecer as funções da mídia como propagadora da informação e entretenimento. A influencia e a intervenção da mídia na vida cotidiana, no modelo de atitude e comportamento das pessoas vêm ocorrendo corriqueiramente, sendo que o principal...
tracking img