A influencia da china na economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência da China na Economia Internacional

Hoje a China é uma das economias que mais cresce no mundo. Seu PIB em 2012 foi de US$ 8,28 trilhões, tornando o país a segunda maior economia domundo. Atualmente a China representa 15% da economia internacional.
A China durante grande parte de sua historia foi uma cultura Feudal, no entanto á partir do final da década de 70, o país deixou operfil de economia fechada para uma economia de mercado e aberta a maiores possibilidades. Desde que adotadas essas mudanças econômicas o país conseguiu diminuir de uma média de 50% para 8% os seusíndices de pobreza.
Em suas características econômicas, a China é uma das maiores produtoras de Milho e arroz e hoje alcança um patamar invejável quando se trata do setor industrial e tecnológico.
Diversasempresas buscam na China os benefícios fiscais que não encontram em outros países, o que o valoriza mais. Em contra partida diversas empresas acabam se aproveitando da falta de fiscalização por partedo governo para trabalhar sem as condições necessárias de higiene e segurança, além de não respeitar os índices de emissão de poluentes. Em 3 de fevereiro de 2005, em depoimento perante a ComissãoE.U.A.-China do Congresso dos Estados Unidos, o presidente do Conselho Nacional das Organizações Têxteis, Cass Johnson, disse: “se os governos não agirem e de forma rápida [para tratar das importaçõestêxteis da China], as indústrias têxtil e de vestuário dos Estados Unidos — assim como a maior parte da produção têxtil e de vestuário mundial — estarão à beira de um catástrofe sem precedentes.”
Emoutro cenário, hoje a China Participa da BRINCS,que hoje engloba países como o Brasil,Rússia,Índia e África do Sul para melhorias de acordos econômicos internacionais.O agrupamento não tem caráterformal,no entanto ele conta com as vontades políticas de seus lideres para trazer melhorias para os países envolvidos.No Brasil,por conta de suas relações econômicas,a China tem grande espaço no nosso...
tracking img