A influecia negra na culinaria brasileira

471 palavras 2 páginas
A influência negra na culinária brasileira
Por: Hélio Guedes e Hermógenes Monteiro
Culinária afro-brasileira
Não se pode falar da influência africana sem buscarmos na memória a herança que eles deixaram para a nossa culinária. Acarajé, caruru, mungunzá, farofa, vatapá são pratos originalmente usados como comidas de santo, ou seja, comidas que eram oferecidas às divindades religiosas cultuadas pelos negros vindos da África. Hoje, porém, são dignos representantes da culinária afro-brasileira.
O que os negros descobriram com a chegada ao Brasil?
As negras africanas encontraram os ingredientes do Brasil e com ele adaptaram sua culinária ao gosto dos colonizadores, introduzindo na nossa alimentação pratos como o pirão e o angu.
O dendê, ingrediente largamente utilizado na culinária afro-brasileira, também veio da África, por volta do Século XVI, e se adaptou muito bem ao clima subtropical úmido do litoral Baiano.
“O dendezeiro (Elaeis guineensis), também conhecido como coqueiro-de-dendê é uma palmeira originária da Costa Ocidental da África. Seu fruto é conhecido como dendê, e seu óleo como azeite de dendê.”
Em síntese
Receitas, como a feijoada e o cuscuz, nascidas nas senzalas eram feitas a partir das sobras de carnes e outros restos das refeições que alimentavam os senhores. Em síntese, todos os pratos vindos do continente africano foram reelaborados no Brasil, com os elementos locais. O dendê trazido pelos portugueses para queimar em lamparinas e iluminar as noites escuras do novo continente logo foi parar na panela das mucamas.

caruru
O caruru é um cozido de quiabos ou carurus, que costuma ser servido acompanhado de acarajé ou abará, de pedaços de carne, frango ou peixe, de camarões secos, de azeite de dendê e de pimenta. É um prato típico da culinária baiana, originário da culinária africana.

vatapá
O vatapá é um prato típico da culinária brasileira. O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim,

Relacionados

  • Análise - A Lua vem da Ásia
    189103 palavras | 757 páginas