A INFLU NCIA DO TREINAMENTO DE FOR A EM INDIV DUOS PORTADORES DA IMUNODEFICI NCIA HUMANA HIV

2497 palavras 10 páginas
A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA EM INDIVÍDUOS PORTADORES DA

IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV)

GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI1 2
KELERSON MAURO DE CASTRO PINTO1 2
ADRIANO LIMA ALVES2
ANA CAROLINA DE OLIVEIRA LAIGNIER1
RAFAEL DOS SANTOS ROSA2
1 - Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
2 - Universidade de Itaúna - UIT - Itaúna, Minas Gerais, Brasil pussieldi@uit.br INTRODUÇÃO
Desde seu descobrimento, no final da década de 1970, a Síndrome da Imunodeficiência
Humana (Aids) tem se proliferado rapidamente, provocando o avanço e a ampla disseminação da epidemia, (BRITO et al., 2005).
A introdução da terapia antiretroviral (TARV) tem sido positiva no tratamento de pacientes portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) por reduzir a carga viral (quantidade de cópias de RNA viral por ml de sangue) e preservar a imunidade dos indivíduos. Apesar disso.
Alguns efeitos colaterais têm sido observados, dentre eles a lipodistrofia, caracterizada pela distribuição anormal de gordura corporal, sendo a lipo-hipertrofia o acúmulo de gordura na região central ou tronco e a lipo-atrofia a perda de gordura nas regiões periféricas (BOPP et al., 2003;
TERRY et al., 2006; DRISCOLL et al., 2007). A utilização da TARV também pode desencadear alterações metabólicas tais como aumento de níveis plasmáticos de colesterol total, colesterol
LDL, triglicérides e glicose; aumento dos níveis de pressão arterial e diminuição das concentrações séricas de colesterol HDL. Essas alterações predispõem os indivíduos a doenças cardiovasculares (GRINSPOON, 2005). Além disso, a TARV pode provocar aumento da toxicidade mitocondrial, o que causa a interrupção do ciclo de produção de energia para a mitocôndria e aumento na produção de lactato. Esse aumento acarreta aumento da acidose com a interrupção do metabolismo de gordura, o que promove uma perda excessiva de energia em repouso e contribui para perda de massa muscular (MARLINK, 2001; GRINSPOON, 2003).

Relacionados