A influência dos modelos mentais no processo de mudança e no desempenho organizacional.

Páginas: 9 (2033 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Faculdade Internacional de Curitiba MBA em Administração Produção do Conhecimento Planejamento de Negócios e Modelos Mentais e Tomada de Decisão A INFLUÊNCIA DOS MODELOS MENTAIS NO PROCESSO DE MUDANÇA E NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL.

Eloir Morche

INTRODUÇÃO Ao analisarmos a influencia dos modelos mentais no processo de mudança e no desempenho organizacional, devemos levar em conta suaimportância na tomada de decisões, especialmente pelos diretores e gestores o que significará o sucesso ou fracasso das estratégias implementadas por qualquer organização. Segundo Sengue (1990) os modelos mentais são uma forma de percepção que as pessoas tem do mundo. Por meio dessa percepção, elas se orientam para tomar decisões. As pessoas constroem as estruturas a sua volta de acordo com o que pensam.Os comportamentos e atitudes são decorrentes do modelo mental ou da forma de pensar. Cada indivíduo tem o seu próprio modelo mental, que é o resultado das suas experiências, história de vida e situações. São filtros de como vemos o mundo e organizamos nossas experiências. São as crenças, imagens e pressuposto que os indivíduos têm sobre si mesmo, seu mundo, sua organização e como se encaixamnelas (HUTCHENS 2001). Ao olharmos para as organizações, os modelos mentais podem constituir-se de travas da cultura da organização por se constituírem de um conjunto de regras escondidas que são por sua vez difíceis de serem mapeadas. Os modelos mentais se tornam as crenças, as historias os sistemas desenvolvidos para atingir certos objetivos. Torna-se evidente e necessário introduzir na culturaorganizacional as mudanças necessárias a fim de se alcançar soluções inovadoras e objetivas.

Perfil de Modelo Mental Para comporem um perfil de modelo mental de sucesso relacionam-se sete elementos que beneficiam e contribuem na vida das pessoas e organizações. São eles: Valores e princípios morais: A definição criteriosa dos Princípios e Valores assume particular importância, uma vez que podemfazer parte do texto da Missão da organização. Na atualidade os princípios morais dependem da solidez do nosso edifício moral, que é construído ao longo da nossa vida, através das experiências que temos e da educação que nos dão. Quanto mais sólidos os alicerces, mais firmes e coerentes às opções que cada um de nós toma nas mais diversas situações, seja profissional ou em nosso dia-dia. Umaorganização deve ter transparência, tranqüilidade, inovação, comunicação flexibilidade, nas lúcidas lições. O comportamento ético deve ser seguido tanto dentro como fora da empresa com seus clientes, fornecedores, competidores, empregados, governo e publico em geral. O engano ensina ao cliente que basta ir uma vez só à empresa e não voltar mais, levando assim, muitas empresas ao fracasso, porém se aempresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer.

Inteligência emocional: A organização precisa contar para isso com pessoas qualificadas, treinadas, principalmente lideres que saibam lidar com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. As empresas cada vez mais têm percebido a importância de melhorar a inteligência emocional de seus colaboradores, uma vez que a inteligênciaemocional não é genética, ela é treinada. Um profissional com inteligência emocional desenvolvida precisa ter auto-percepção, autocontrole, automotivação, comunicação e bom relacionamento interpessoal. Segundo Aristóteles, “Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa não é fácil”. Esta frase nós defineclaramente a importância de saber lidar com as emoções, para assim podermos atingir o êxito não só profissionalmente, mas em todas as áreas da nossa vida.

Pensamento complexo: Outro fator importante é ter pessoas que pensem estrategicamente em sua organização, que vejam e compreendam como as coisas funcionam para poder controlar, planejar e galgar novos passos rumo ao progresso. Ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência da cultura organizacional nos processos de mudança
  • A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE MUDANÇA
  • A influência da cultura organizacional nos processo de mudança
  • : A influência do modelo familiar e suas mudanças.
  • A liderança no processo de mudança organizacional
  • O processo de mudança organizacional
  • Liderança e sua influência no processo organizacional
  • O modelo de Liderança e sua influência na avaliação de Desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!