A influência dos fatores tecnológicos e econômicos na formação de gestores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Hoje em dia o mercado de trabalho anda exigente quando o assunto é a procura de mão de obra qualificada, o profissional acaba desenvolvendo varias tarefas dentro da organização, pois estamos sofrendo as consequências das variações do próprio mercado. E para que possamos entender um pouco dessas variações temos que conhecer a historia de onde tudo começou. Conhecer a teoria éimportante, pois sem a teoria não temos como chegar á pratica ter a informação faz a diferença, e saber usa-la em seu beneficio e da empresa é ainda mais importante. Deve-se, também, saber qual a importância de se ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, e principalmente, conhecer a economia e as variações do mercado. Esse texto é um resumo de tudo isso.
O ponto de partida para acompreensão da Administração na organização será a própria origem da história da Administração, tendo como base as teorias científica e clássica. É necessário o seu conhecimento para entender como chegamos á administração nos dias de hoje.
O surgimento da teoria geral da Administração teve seu início no final do século XIX, quase iniciando o século XX, através da obra de Frederick W. Taylor, o primeiro quesistematizou os princípios da organização do trabalho. Isto se deu a partir da influência dos economistas liberais com seus estudos de tempos e movimentos para buscar soluções á problemas existentes nas empresas por conta do crescimento acelerado das mesmas.
O ponto forte no estudo de Taylor eram as tarefas, criticava a ”Administração por incentivo e iniciativa, pois uma vez que se recompensaum subordinado por suas idéias ou atos, nos tornaremos dependentes deles”. Taylor acredita na ideia da eficiência e eficácia que é a agilidade e rapidez dos funcionários gerando lucro e ascensão industrial.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Tayloreram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
Fayol foi o pioneiro na definição de funções basicas do Administrador, tais como:planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar, também conhecido como - POCCC. Atualmente, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, os princípios foram retrabalhados e, são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar - PODC. Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmentechama-se apenas Dirigir no sentido de Liderança.
Ao longo de décadas, a administração vem se desenvolvendo, evoluindo, dando origem a novas teorias e técnicas para a gestão nas organizações. Ano após ano, outros nomes aprimoraram, aperfeiçoaram, criaram novas ferramentas de apoio ao administrador, novas maneiras de visualizar as empresas, novos métodos de avaliação, deram agilidade aos processos.Hoje as organizações são administradas como complexo sistemas abertos, onde variações no ambiente em que está inserida alteram seu funcionamento interno, a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por modelo de gestão com amplo comprometimento e participação de todos os profissionais, independente dos níveis hierárquicos. A tecnologia hojeexistente nos permite tirar o máximo dos conhecimentos adquiridos em gestão de empresas, e aplica-los de forma adequada e ágil para o alcance dos objetivos. É preciso, portanto, estabelecer um compromisso com a força de trabalho, baseado em respeito mútuo e comunicação transparente.
Podemos dizer que a Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da...
tracking img