“ A influência do negro, do branco e do índio na cultura folclórica brasileira”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1063 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ A INFLUÊNCIA DO NEGRO, DO BRANCO E DO ÍNDIO NA CULTURA FOLCLÓRICA BRASILEIRA”
Todas os tipos de etnias tiveram fortes influências na formação da nossa cultura até hoje, algumas com maiores mudanças, formas, mais adereços, do que outras. Toda a cultura se transforma e evolui com o tempo, pois ganha nova vida, se modifica com o passar dos anos. Vamos falar aqui de algumas influências ecaracterísticas da cultura do:negro, branco e índio.
Começamos com a cultura trazida dos negros, vindo da África, onde trouxeram suas religiões, e suas formas de resistência social. A religião vinda das tribos africanas se transformou aqui no Brasil, misturadas com a religião dos brancos, onde acabaram denominadas Ubanda e Candomblé por exemplo, onde se concentraram principalmente na Bahia, onde até hojese fazem cultos e até festas em homenagem a essas religiões. Mas também se alastraram por diversos estados, mas de diferentes formas e rituais. Foi na tentativa de catequizar os negros que os europeus promoveram enormes mistura e interrelação de culturas religiosas.
Os negros também contribuíram em nossa linguagem, pois na diversidade de línguas no continente africano, em nossas terras elestiveram que criar um vocabulário comum, para se entenderem em terras estranhas, e surgiram palavras que perduram até hoje como: caçula, cafuné, moleque, samba,etc.
Na música e na dança também os negros nos deram boas heranças, como o samba, chorinho, pagode, afoxé, festas folclóricas, maracatu, etc. Esse último, o maracatu ainda é praticado em algumas regiões brasileiras, cada qual com a aua maneirae heranças, com roupas e objetos diferentes. Em algumas cidades há eventos com danças como o maracatu.
Assim como vieram as músicas e danças, com elas veio também os instrumentos que as acompanham como berimbau, atabaque, objetos de percussão, etc. O samba veio dos angolanos, e ao longo dos anos foi se transformando, se materializando, e hoje é uma das maiores festas do mundo no Rio de Janeiro,e em outros estados ele também tem sua importância com belas músicas e ritmos.
A capoeira foi criada na escravidão, pelos negros, é uma mistura de dança, luta e música, onde tinha instrumentos, palmas, reverências, e mostravam tradições. Depois do trabalho os escravos se reuniam, se misturavam em roda e começavam a“capoeira”, onde os senhores de engenho acreditavam eles estarem apenas dançando,mas na verdade estavam treinando e preparando uma defesa contra os brancos, pensando em se rebelar. Durante muito tempo a capoeira foi retaliada pelas autoridades, mas os negros resistiram. Até que na década de 30 ela foi legalizada e até hoje vinga e tem muitos adeptos. Em 2008 ela foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Também depois de muito tempo os artistas e músicos negrosforam reconhecidos e ganharam mais espaço na mídia, pois tiveram grande influência na música popular brasileira, como o samba, pagode, axé, hip-hop,etc. Muitos artistas negros ficaram conhecidos depois que seu trabalho era divulgado por brancos. Mas alguns artistas famosos conseguiram subir em palcos e fazer muito sucesso como Gilberto Gil, Martinho da Vila, Noite Ilustrada, por exemplo.
Ao sefalar na culinária africana, não se pode esquecer do acarajé, mungunzá, farofa, vatapá, feijoada, etc. Certos alimentos costumavam ser oferecidos a divindades religiosas nos seus cultos. Algumas receitas foram modificadas com a união da culinária branca, mas a origem é negra, e até hoje são saboreadas por todos nós.
Os imigrantes “brancos’ que vieram de diversas partes do mundo também nos deramvárias contribuições para nossa cultura, onde não tiveram dificuldades em espalhar sua cultura em nosso território. Como exemplo de contribuição temos a nossa língua, o português “abrasileirado” de hoje, onde recebeu mistura com as linguagens africanas e indígenas, que sofreu muitas transformações, e mudanças de significados.
Nas construções das cidades, eles deixaram fortes marcas das cidades de...
tracking img