A influência do fator humano na qualidade e na produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DO FATOR HUMANO NA QUALIDADE E NA PRODUTIVIDADE
Carolina S. C. Reis Ailson L. de Oliveira
Universidade Presbiteriana Mackenzie. Rua da Consolação, 930 01302-970 – São Paulo – Brasil carollinareis@mackenzista.com.br ailson@mackenzie.com.br

Resumo Este trabalho tem como finalidade fortalecer o conhecimento dos fatores humanos na qualidade de produtos e serviços. Uma busca pelaexcelência tanto do produto final, do serviço fornecido, como da qualidade de vida do profissional, objetivando a influência do ambiente de trabalho na capacitação do profissional e em sua interferência na produtividade e na qualidade. O ambiente é fortemente estudado, de forma a entender os principais requisitos que podem interferir de forma positiva na capacitação humana e conseqüentemente, naqualidade e na produtividade de uma organização.

Abstract This work has as purpose to fortify the knowledge of the human factors in the quality of products and services. A search for the excellence in products and services as in the professionals life quality, objectifying the environment influence in the professionals qualification and its interference in the productivity and quality. Theenvironment is studied in order to understand the requisites that interfere in a positive way in the human capability and consequently in the quality and productivity of an organization.

1. INTRODUÇÃO

Este é um estudo que retrata a inigualável importância do fator humano, contribuindo ativamente para a obtenção ou não da qualidade e da produtividade, analisando a influência do ambiente de trabalhona capacitação humana.
Caderno de Engenharia de Produção do Mackenzie 32

Produtividade e qualidade são indicadores que demonstram o quanto uma organização pode ter sucesso no mercado no qual está estabelecida. Por esse motivo, as empresas almejam compreender e analisar os fatores os quais influenciam ativamente estes indicadores. Dentre todos esses fatores, a capacitação da mão-de-obrautilizada é a que define a tendência de aumento ou queda da produtividade e da qualidade. Por mais tecnologia que uma organização possa ter, quem manipula as máquinas e toma as decisões são as pessoas. O futuro da produtividade está atrelado com o trabalhador do conhecimento: “os ativos mais valiosos de uma empresa do século XX eram seus equipamentos de produção. Os mais valiosos ativos de umainstituição do século XXI, seja empresa ou não, serão seus trabalhadores do conhecimento e sua produtividade.”
[1]

Portanto, é importante analisar os fatores do ambiente que influenciam o desempenho do profissional, na maximização da qualidade, na produtividade gerada e no desenvolvimento das pessoas. A intenção deste estudo, é justamente criar um modelo que contenha os agentes que influenciam acapacitação do fator humano. Modelo tal, que provoque e estimule a disseminação do conhecimento sobre o quanto se pode direcionar as organizações para a excelência dos profissionais, independentemente do nível hierárquico no qual eles se encontram, resultando na qualidade de vida no trabalho e conseqüentemente na qualidade dos produtos e serviços, proporcionando produtividade e a maximização da satisfaçãodos clientes, fornecedores, empregados e empregadores, ou seja, maximizando a satisfação da sociedade.

2. QUALIDADE

O termo qualidade é um conjunto de atributos (desempenho, confiabilidade, atendimento e qualidade percebida, por exemplo), os quais proporcionam o máximo de satisfação a quem o produto atende [2]. Além de constituir tais atributos e a ausência de falhas, a qualidade é determinadaprincipalmente pela qualidade do projeto e pela qualidade da fabricação, e é determinada pelo desempenho individual dos funcionários e dos departamentos
[3], [4]

. O conceito qualidade foi

convertido para a questão: como atingi-la e como executá-la. Por tal motivo, ao longo do século passado constatou-se uma série de mudanças de conceitos e na execução da qualidade [1].

Caderno de...
tracking img