A influência do contexto familiar no desempenho escolar. um estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VERA LÚCIA TEODORO DA SILVA

A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR
NO DESEMPENHO ESCOLAR.
UM ESTUDO DE CASO

BATATAIS
2007

VERA LÚCIA TEODORO DA SILVA

A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR
NO DESEMPENHO ESCOLAR.
UM ESTUDO DE CASO

Monografiaapresentada ao Centro Universitário Claretiano para obtenção do título de Especialização em Psicopedagogia: Abordagem Clínica dos Problemas de Aprendizagem.
Orientadora: Profº Iara Cristina Camparis Degani.

BATATAIS
2007

VERA LÚCIA TEODORO DA SILVA

Monografia apresentada ao Centro Universitário Claretiano para obtenção do título de Especialização emPsicopedagogia: Abordagem Clínica do Problemas de Aprendizagem.

A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR NO DESEMPENHO ESCOLAR

UM ESTUDO DE CASO

Orientador(a): Iara Cristina Camparis Degani 
Examinador(a):__________________________________________________

Examinador(a):__________________________________________________

Batatais, 23 de junho de 2007.

Dedico estetrabalho ao meu esposo Sebastião, aos meus filhos Janaina e Willian, aos meus netos Jonathan e Vinícius e a criança em estudo, que foi parte fundamental deste trabalho, por se constituírem diferentemente enquanto pessoas, igualmente belos e admiráveis em essência, estímulos que me impulsionaram a buscar vida nova a cada dia, meus agradecimentos por terem aceitado se privar de minha companhia pelosestudos, concedendo a mim a oportunidade de me realizar ainda mais.

Agradeço primeiramente  a Deus, por ter me dado vida para concluir mais esta etapa, e a minha  orientadora Iara Cristina Camparis Degani, psicóloga, especialista em Psicopedagogia e Psicologia Clínica, desprovida   de   palavras que possam fielmente   retratar  minha    gratidão,   desejo  retribuir   acompetência, a sensibilidade  e   a  disponibilidade com que sempre  me   orientou,  contribuindo para o aprimoramento intelectual, profissional e pessoal que acredito ter adquirido através do vínculo estabelecido.

A difícil e útil tarefa de poder ouvir e saber ouvir o que o outro tem a nos dizer, não só quando concordamos com o outro mas, principalmente, quando delediscordamos traz desenvolvimento no padrão de alteridade.
Iraci Galiás (1988)

RESUMO

O presente trabalho vem atender a exigência para a conclusão do curso de Psicopedagogia abordagem clínica dos problemas de aprendizagem. Foi realizado o estudo de caso de uma criança do sexo feminino, com 09 anos de idade, com queixa de dificuldade deaprendizagem. A criança nos foi apresentada pela avó, sendo que esta relatou que a criança tinha dificuldade em resolver problemas de matemática, principalmente os de subtração, e a escola reclamava de sua disciplina em sala de aula. Foi feita a avaliação psicopedagógica com a criança, através da sondagem dos aspectos afetivos, cognitivos, psicolingüísticos. psicomotores e comportamentais. Durante estasavaliações pudemos perceber alguns fatores de risco presentes na vida da criança, dentre eles baixa auto-estima, falta de estimulação para a aprendizagem, a não convivência com o pai, pouca demonstração de afeto por parte da professora, entre outros. Através das avaliações foi possível formular o diagnóstico psicopedagógico sobre as áreas deficitárias, que estavam dificultando o processo deaprendizagem da criança. As intervenções realizadas com a criança, após o período de avaliação, visaram suprir suas necessidades afetivas e expressivas bem como potencializar suas capacidades. Durante todo o atendimento psicopedagógico, a criança apresentou melhoras significativas em vários aspectos como: maior controle interno do seu comportamento, maior nível de atenção nas atividades escolares,...
tracking img