A influência da mídia e dos meios de comunicação de massa da mídia na formação da identidade das pessoas e suas conexões com as relações sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho será enfocado na influência que a mídia e os meios de comunicação interferem na formação e no desenvolvimento comportamental das pessoas, analisando até que ponto a mídia tem impacto na formação de sua identidade.

DESENVOLVIMENTO

O ser humano é uma individuo de muitas faces. Por um lado possui um lado psíquico (mente)único e exclusivo de sua raça, por outro lado, ele carrega características genéticas e biológicas semelhantes aos animais. A grande diferença está em sua capacidade de pensar, criar e sentir emoções.
Nos tempos atuais, a mídia vem fazendo parte da cultura, elaborando e criando identidades do novo ser humano.
A mídia possui características que influenciam nos processos dematuração do individuo, ela tem desenvolvido papéis fundamentais na sociedade contemporânea, tanto na transmissão da informação, como também na construção social da realidade, de forma bem convincente.
Hoje os meios de comunicação (o rádio, a TV, a internet e tantos outros), atingem praticamente todos os segmentos sociais. Esses meios têm a função de transmitir conhecimento,informação, entretenimento, opinião, publicidade e propaganda. Atuam também na formação da opinião pública e no desenvolvimento pessoal do ser humano.
Nos dias de hoje a vida da criança está muito distante daquela em que se podia aprender todo o necessário sem sair de casa. Atualmente ela necessita de toda a informação a que tenha acesso, tanto de maneira informal quanto formal. Porém,apesar de todo esse progresso, todas as crianças, desde as que usufruem todas as facilidades até aquelas que vivem em condições sub-humanas, ainda têm várias formas de aproveitar a infância.
A nossa realidade é bem distante daquela vividas tempos atras. Hoje uma criança passa mais tempo sozinho, pois com o modo de vida atual os pais passam a maior parte do tempo trabalhando fora. E essacrianças desenvolvem quase totalmente no poder da mídia.
De alguma forma, a televisão substitui a função dos pais, ocupando um lugar de grande destaque dentro do lar. Está sempre à disposição, oferecendo a sua companhia a qualquer hora do dia ou da noite, alimentando o imaginário infantil com todo tipo de fantasias e contos. Se torna um refúgio para suprir as carências diáriasnecessárias. Se tornam praticamente um ponto de referência.
Hoje uma criança passa praticamente 10 horas em frente a uma TV ou computador. Muitos pais se perguntam será que devo deixar meu filho em frente a uma TV? Será que isso é bom para seu desenvolvimento?
Há muitas controvérsias sobre essa situação, pois na atual realidade as ruas se tornaram mais perigosas para todos,principalmente para as crianças. Não se pode mais brincar nas calçadas. Antigamente nossos filhos podiam brincar na calçada, com os amiguinhos da vizinhança. Os avós, que no passado tinham tempo de cuidar, brincar com os netos, hoje andam ocupados, trabalhando até idade mais avançada. Antes as crianças podiam brincar de amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, etc; sem perigo , já hoje estão presas emum apartamento como companhia a TV e seus desenhos animados, que dá a sensação de “segurança” à familia, pois pelo menos suas crianças estão dentro de casa “protegidos”. Já por outro lado, os pais deixam os filhos livres para assistirem o que quiserem e o tempo que quiserem, visando essa “segurança”. Basicamente seus filhos são criados pela mídia. Dessa forma esquecem da importância dasatividades saudáveis, como o convívio com outras crianças, jogos de socialização; coisas tão fundamentais e importantes para o desenvolvimento infantil.
Muito do que é assistido pelas crianças passa despercebido, sem mediação adulta ou conduta crítica por parte do telespectador, sendo que grande parte da programação é constituída por violência ou apelação sexual. A televisão é recheada...
tracking img