A influência da família na aquisição de modelos agressivos pelas crianças.

Páginas: 24 (5927 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
A influência da família na aquisição de modelos agressivos pelas crianças.
Eraldo C. Batista[1]
Benedito A. Oliveira[2]
Simone L. Pires[3]

Resumo: O objetivo deste estudo é investigar as relações entre a dinâmica familiar e o comportamento anti-social de 12 crianças de uma escola da rede pública municipal de uma cidade do interior do Estado de Rondônia. Utilizando-se de instrumentos queavaliam as práticas educativas usadas pelos pais para com os filhos e a percepção da criança frente ao suporte familiar recebido, o trabalho busca analisar a influência da família no comportamento da criança. Os resultados gerais encontrados apontam para uma correlação entre o comportamento agressivo destas crianças e o ambiente familiar ao qual fazem parte. Assim, o estudo conclui que estas famíliaspor meio de sua constelação e de suas práticas educativas configuram-se como espaço gerador de modelos agressivos. As considerações finais sinalizam a necessidade de futuros estudos para expandir a compreensão do comportamento agressivo e sua relação com a violência familiar.

Palavras-Chave: Comportamento agressivo; violência familiar; criança; estilos parentais; práticas educativas.THE INFLUENCE OF THE FAMILY IN THE ACQUISITION OF AGGRESSIVE MODELS BY THE CHILDREN.

Abstract: This study aimed to investigate the relationship between the family dynamics and anti-social behavior of twelve children at a municipal public school network in a provincial city of Rondônia. Using instruments that evaluate the educational practices used by parents with their children and the child`sperception facing the family support, the study sought to analyze the influence of the family on the behavior of the child. The results point towards a general correlation between the aggressive behavior of these children and their family environment which the children belongs. Thus, the study concludes that these families through their behavior and their educational practices are configured as agenerator of an aggressive environment models. Final considerations point to the need for further research to expand understanding of aggressive behavior and its relationship with family violence.

Keywords: Aggressive behavior, family violence; child, parenting styles, educational practices.

INTRODUÇÃO
Nas definições antropológicas, o foco de interesse do estudo acerca das famíliasconsiste na estrutura das suas relações Berenstein (1988), ou seja, no grau e na natureza do parentesco. De acordo com o autor, a estrutura elementar de parentesco inclui três tipos de vínculos: o consangüíneo (entre irmãos), de aliança (marido e esposa) e de filiação (pais e filhos). Para Antoni & Koller (2000), o grupo familiar tem sua definição psicológica como um conjunto de relações. Destaforma, a família pode ser vista como totalidade, sistema ou grupo formado por pessoas que se relacionam entre si, por parentesco e/ou por se considerarem pertencentes àquele contexto.
Assim, o objetivo deste estudo é abordar os principais aspectos referentes ao comportamento da família frente às condutas agressivas da criança, enfatizando a importância da interação parental e as práticas educativasutilizadas como modelos pelos pais sobre o desenvolvimento comportamental da criança, privilegiando uma perspectiva essencialmente psicológica. Num primeiro momento, discutem-se as conseqüências negativas da violência vivida na família sobre o desenvolvimento biopsicossocial da criança. Em seguida, apresentam-se alguns estudos que fundamenta a influência da família na aquisição de modelosagressivos pelas crianças, tal como Bandura (2008) que define que o comportamento agressivo da criança é resultado da agressão modelada e reforçada pela família. Partindo dessa premissa, entende-se que a pesquisa sobre agressividade no contexto familiar é importante, pois dá maior visibilidade sobre a questão e fornece melhores informações.
Considerando que a agressão vivenciada no âmbito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência da família no aprendizado da criança
  • Influencia da familia nas criancas
  • Influência da família na aprendizagem da criança: uma contribuição para a psicopedagogia
  • A influência das crianças/adolescentes no processo de decisão de compra das famílias
  • Ficha de leitura artigo a influencia de filmes violentos no comportamento agressivo de crianças
  • a influência da família no processo de integração e aprendizagem da criança de 0 a 03 anos
  • A criança e a Família
  • A influência das logomarcas na aquisição dos produtos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!