A influência da arte na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Letícia Silvestrini de Moraes

RESUMO

O presente artigo destaca o jogo como uma parte vital no ensino da matemática. Expõe os jogos didáticos como uma ferramenta de ensino para os professores de uma forma que os alunos possam interagir, participar, compreender e obter conhecimentos na disciplina de matemática resultando em raciocínio-lógico. Aciência da pedagogia há muito tempo estabeleceu a importância do jogo no processo de ensino. Os educadores estão implementando cada vez mais os jogos didáticos no auxílio do aprendizado, o que anteriormente era somente para preencher o tempo. No entanto, a busca do conteúdo do jogo e de que forma aplicar continua a ser um desafio. O artigo faz uma coleta das idéias de grandes autores que estudaram atemática e de professores que implementaram os jogos didáticos para o aprendizado, propõe forma para a utilização dos jogos em sala de aula com o objetivo de alcançar a motivação dos alunos melhores resultados na disciplina de matemática.

Palavras-chave: Jogos Didáticos. Matemática. Raciocínio-Lógico.

________________________
[?] Licenciatura em Matemática (UENP), Pós graduada do Curso deMetodologia do Ensino de Matemática e Física (FATEC/FACINTER).

2 Licenciatura em Matemática (PUCPR) Bacharelado em Matemática (PUCPR), Especialista em Didática do Ensino Superior (PUCPR), Mestrado em Educação (PUCPR), Doutorado em Engenharia Florestal (UFPR), orientador de TCC do Grupo Uninter.

INTRODUÇÃO

No presente artigo, será analisado a influencia da arte no desenvolvimento dacriança na sua infância e as contribuições que a arte trará na sua educação, visando estimular a criança e desenvolver o potencial criativo do indivíduo.

A arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico diante da sociedade, fornecendo-lhe experiências que o ajudará a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundoque o cerca.

O professor por sua vez deve aproveitar essa fase de magia e fantasia e oferecer condições que estimule a criatividade, pesquisa e criação da criança, fazendo com que a criança perceba e dê valor aos hábitos, costumes e o modo de pensar e agir de outros povos. Para isso é necessário que o educador tenha uma ampla visão e possa usar a arte como instrumento para abrir portasdo conhecimento, para isso é preciso pensar em uma nova metodologia.

De acordo com Edith Derdyk, “a criança, ser global, mescla suas manifestações expressivas: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, dança enquanto canta, desenha enquanto ouve histórias, representa enquanto fala”. A criança é livre para pensar, fantasiar no seu próprio mundo.

É necessário começar desdecedo a educar o olhar da criança desde a Educação Infantil, pois na infância a criança começa na fase de descobertas, vivenciar mundos de magia e aventuras. Contudo essa mesma arte ainda não vem sendo valorizada e ensinada da forma como deveria ser para crianças e adolescentes no Brasil. E é essa visão que vários autores citados neste artigo têm a respeito desta arte que tem tanto a contribuir parao desenvolvimento da educação.

Para Ferraz e Fusari (1999, p. 16), “a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”. Assim, o propósito deste artigo é explicar qual a importância da Arte para a criança e sua influencia como adulto.

A Arte a Criança e oProfessor

Devemos considerar que a arte e seus elementos estão presentes em nosso dia a dia; não devendo ser vista como meio de oportunizar prazer às crianças, para trabalhar a coordenação motora ou para enfeitar as salas de aulas, mas ao contrário, deve-se trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança, já que contribui também, para a educação do...
tracking img