A influência africana no brasil

A INFLÊNCIA AFRICANA NO BRASIL: Como os negros africanos, discriminados e marginalizados, influênciaram na cultura da sociedade brasileira.



José Lucas Ignácio Silveira
Universidade de Franca - UNIFRAN
2011

Resumo
Os povos africanos chegaram ao Brasil em meados da segunda metade do século XVI, transportados pelos navio negueiros, para servirem de mão-de-obra aos senhores de engenhoque viviam aqui. Indignados com os maus tratos e as péssimas condições de vida, o Brasil foi palco de resistência africana ao longo dos 300 anos de escravidão, e apenas por isso que a cultura afro-brasileira é tão abundante nos dias de hoje.
Palavras-Chave: África, escravidão, cultura, resistência, escravos, negros

Summary
The African peoples had arrived at Brazil in middles of thesecond half of century XVI, carried for the ship negueiros, to serve of man power you of device that lived here. Infuriated with maltreatment and péssimas life conditions, Brazil was palco of African resistance throughout the 300 years of slavery, and only therefore that the culture afro-Brazilian is so abundant nowadays.
Word-Key: África, slavery, culture, resistance, slaves, blacks

IntroduçãoHoje em dia não se dá a devida atenção às origens de nossa sociedade. O ensino fica demasiado limitado a história portuguesa e, quase sempre, esquecemos que os índios (originais propietários do Brasil) e os africanos (trazidos como escravos pra cá no século XVI) tem uma grande importância na formação nossa cultural, músical, religiosa, linguítisca, entre outros. Antropólogos famosos como PierreVerger, Roger Bastide chegaram a viver no Brasil, para estarem bem próximos de nosso mundo africano.
Mesmo com o Senso fica difícil definir a porcentagem de afrodescendentes no Brasil, pois, o termo afrodescendente é muito asociado a cor da pele e muitos que tem uma descendência africana acabam por responder no questinário que não são. Como um fenótipo biológico, ser "negro" é frequentementeassociado com as cores de pele muito escuras, mas particularmente nos Estados Unidos, a classificação racial também se refere a pessoas com todos os tipos possíveis de pigmentação da pele, da mais escura até a mais parda, incluindo albinos, se eles tiverem ascendência africana e exibirem traços culturais associados, são denominados de "afro-americanos". Portanto, o termo "negro" não é um indicador dacor da pele, mas de classificação racial. Mas mesmo assim, sabe-se que no Brasil grande parte dos brasileiros tem em sua árvore genealógica antepassados afrodescendentes.
Nesse artigo trataremos da chegada dos negros africanos ao Brasil e como a vinda desse povo afetou nos dias de hoje, verificando as culturas africanas existentes até hoje e tentando entender porque essa cultura ainda é alvo depreconceito, trazidos desde o século XVI.

A chegada dos negros africanos no Brasil

A imigração no Brasil deixou fortes marcas na demografia, cultura e economia do país. O tráfico de escravos da África para o Brasil foi um movimento migratório, embora forçado. Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimascondições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana. Teve seu início na segunda metade do século XVI, atingiu seu ápice por volta de 1845, até ser extinto em 1850. Essa foi a maior migração forçada da história mundial.
Inicialmente, os portugueses tenteram utilizara força de trabalho dos nativos para mão-de-obra, mas a dificuldade de controle sobre a população indígena, que ofereceu resistência, e o interesse da Igreja em catequisá-los acabou refutando a mão-de-obra indígena.
Portugal encontrou na costa africana a solução para controlar a crescente demanda da força de trabalho, pois Portugal já possuia domínio em regiões africanas e poderia conseguir...
tracking img