A infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de PEDAGOGIA iii semestre





Produção textual interdisciplinar e individual

memorial de formação

Barra-Ba
2012



memorial de formação

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplina: Trabalho Interdisciplinar individual.
Semestre III.
Tutor de sala:Almirene Ribeiro do Vale.
Tutor Eletronica:.Josilaine,B. Ricci Nascimento, Melina Klaus, Okçana Battini,Edilaine Vagula.

Barra-Ba
2012



Memorial de formação

Apresentação
O presente trabalho tem por objetivo descrever a minha história de vida, historia acadêmica e profissional destacando as atividades que eu já desenvolviatividades que realizo atualmente, bem como pesquisa em estudo e pesquisa em relação a esse curso.
A partir da minha historia de vida como estudante e professora venho buscando a apropriação e a construção de saberes que ajude a pensar uma escola para novos tempos.
Guimarães Rosa afirmou poeticamente, que “o importante e bonito no mundo é isto que as pessoas não estão sempreiguais”, ainda não foram terminadas, mas que elas estão sempre mudando.
Desse modo, esse memorial buscou apresentar um conjunto de fatos e reflexões com o objetivo de tecer uma análise sobre o processo de formação e produção percorrida até o presente momento. Nesse processo é que vem sendo desenvolvida a familiaridade com a pesquisa, desde a Iniciação científica até o momento. Nessatrajetória, vem sendo conquistada a clareza, em especial pelo exercício docente que realizo, de que o ensino numa perspectiva plena não pode estar dissociado da pesquisa, enfim da produção de conhecimento científico. Esses são os fundamentos implícitos na memória dos fatos vivenciados, que partem dos primórdios de minha relação com o mundo, começando pela família e primeiros passos da minha vida escolar eirrompe durante a iniciação no mundo acadêmico e científico. Além disso, na prolixidade desse texto está a tentativa de expressar a alegria de sentir-me em meio a um processo dinâmico, instável, rico de possibilidades. É também a alegria do sentimento de estar acompanhada, de ter compartilhado sonhos, de ter realizado desejos e de ter tranquilidade e vontade necessárias para continuar a vivernovas histórias junto com outros sujeitos.

Capitulo I – História de vida

Sou barrense, quando menina sempre imitava minha mãe no seu oficio de ser professora leiga. Acredito que a convivência tenha influenciado bastante minha decisão de no futuro, ser uma professora também.
Fui alfabetizada por minha mãe que ensinou - me as primeiras letras, lições e operações matemáticas provando,logo cedo, d o ranço da pedagogia Tradicional que priorava o ensino mecânico e a logica da memorização, tendo a amatória como testemunha.

Capitulo II - História Acadêmica e profissional

Estudei no Colégio Santa Eufrásia, um tradicional colégio de freiras onde conclui o antigo curso Magistério. Durante o magistério tive uma professora de Didática que era uma pedagoga recém-formada, oseu dinamismo que logo me contagiou, pois além de boas relações que mantinha com a turma, era bastante exigente, competente, criativa, utilizando diferentes metodologias a fim de envolver todos no processo ensino aprendizagem. Como discente da aquela professora, eu me sentia fascinada e o meu desejo de ser professora foi se consolidando em mim ainda mais.
Penso que, nesse momento, ossaberes das experiências passada, da convivência familiar, embora de forma implícita e não intencional minha educação, auxiliando-me nesse desafio de torna-me professora.
Mais tarde quando já havia concluído o magistério, fui convida pela diretora para lecionar neste mesmo colégio onde eu estudei, como professora substituta de alfabetização e aí começa minha carreira. Como...
tracking img