A INDUSTRIALIZA O UNI O SOVI TICA E NA CHINA

2012 palavras 9 páginas
A INDUSTRIALIZAÇÃO UNIÃO SOVIÉTICA E NA CHINA

A industrialização soviética
No final do século XIX, a Rússia era um império sob a liderança do czar Nicolau lI, que governava com poderes absolutistas. Apesar de a economia ser essencialmente agrária, o país possuía uma indústria desenvolvida nas cidades de São Petersburgo (então capital do Império Russo), Kiev e Moscou. Os trabalhadores urbanos eram submetidos a longas jornadas de trabalho e viviam em moradias em péssimas condições, o que promovia um sentimento geral de insatisfação popular. Isso ajudou na formação de uma classe operária organizada.
Os camponeses também estavam descontentes com as condições de vida nas áreas rurais. O descontentamento popular e o desastre militar na Guerra Russo-Japonesa (1904- I 905) e na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), associados à crise econômica.
A Nova Política Econômica (1921-1928)
Terminada a guerra civil em 1921, o governo bolchevique implantou a Nova Política Econômica (NEP). A EP ajustou o planejamento estatal com os mecanismos de mercado. Nesse momento, vários países que antes pertenciam ao Império Russo e que tinham se desligado da Rússia durante a revolução juntaram-se a ela, formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1922.
Algumas das medidas adotadas pela NEP foram a permissão do capital estrangeiro em setores essenciais e do comércio dos excedentes agrícolas por parte dos camponeses. Além disso, ela possibilitou a volta de uma economia monetária e a remuneração igualitária. Alguns grupos sociais enriqueceram e aumentou o número de capitalistas nas atividades econômicas. A impossibilidade de aumentar a produtividade agrícola sem uma mecanização mais intensa foi, porém, um dos motivos que levaram o modelo da NEP a uma crise. A Rússia hoje: Mesmo com a dissolução da União Soviética, a Rússia ainda hoje é o país com o maior território do mundo (17 milhões de km²) e a 8ª maior população (aproximadamente 142 milhões de habitantes, em

Relacionados

  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas