A industria e a australia na nova zelandia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria na Austrália

Sexto país em extensão territorial, com 7 682 300 km2, a Austrália tem o litoral mais extenso. Por isso muitos a consideram um continente, banhada pelos oceanos Índico e Pacífico, situa-se na mesma latitude do Sul e do Sudeste brasileiro. Enquanto o Brasil está a oeste do meridiano de Greenwich (hemisfério ocidental), a Austrália está no hemisfério oriental. Porisso, as viagens aéreas entre Brasil e Austrália são longas e cansativas.
A Austrália divide-se administrativamente em seis estados; Austrália Ocidental, Austrália Meridional, Nova Gales do Sul, Queensland, Tasmânia e Vitória, e dois territórios Território da Capital Federal, onde se encontra Camberra, e Território do Norte.
A Austrália é considerada uma nação rica, moderna e desenvolvida,muito mais pelos seus indicadores socioeconômicos, como alto IDH (o segundo maior do mundo), baixa natalidade, alta expectativa de vida e elevada renda per capita, do que pela sua indústria nacional, pouco comparada à européia, à japonesa, à norte-americana ou mesmo à brasileira.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), esse país teve acentuada expansão de setores industriais, como osiderúrgico. Sua industrialização consolidou-se após esse conflito, quando a Austrália se beneficiou da exportação e da utilização dos seus grandes e diversificados recursos minerais e energéticos, e de sua produção agropecuária. Minério de ferro (aço) e alumínio, além de chumbo, manganês, prata, níquel, estanho, zinco, urânio, gás natural, ouro, cobre, carvão mineral, destacam-se entre os recursos mineraise energéticos australianos. Entre as matérias-primas agropecuárias, podemos citar a lã, a aveia, a cevada, o trigo, o algodão, a cana-de-açúcar e a uva.
O governo australiano foi o grande articulador da expansão industrial e facilitador da imigração que serviria de mão-de-obra para o país. Os principais setores industriais da Austrália, como o automobilístico, o metalúrgico, o siderúrgico, opetroquímico e o químico, são controlados por grupos estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos.
A maior parte das exportações australianas é de origem primária (minérios e gêneros agrícolas), e o Japão é seu principal parceiro comercial, tanto nas exportações quanto nas importações, seguido dos Estados Unidos e da Coréia do Sul. A Austrália exportou aproximadamente 56 bilhões de dólarese importou 64 bilhões de dólares em 1998. A distribuição das indústrias acompanha a distribuição da população, estando, portanto, concentrada no Sudeste australiano, área com melhores condições climáticas, uma vez que grande parte do país apresenta clima desértico.
A Austrália está localizada em uma área estratégica do Pacífico, entre a América e a Ásia, que permite ao país não só exportarseus produtos primários para os países emergentes asiáticos, para o Japão, China e Estados Unidos, como também comprar manufaturados dessas nações.
A Austrália tem mais de duzentos anos, mas participa da economia mundial como um país rico e industrializado. O Produto Interno Bruto (PIB), em 1997, era de A$ 529,2 bilhões. Com uma justa distribuição de renda, o salário nacional bruto médio deadultos trabalhando em tempo integral era, em 1998, de A$ 768,00 por semana. O acelerado desenvolvimento australiano teve como um dos catalisadores a força de trabalho dos imigrantes, que desembarcaram no país esperançosos de poder começar uma nova vida, mais justa e próspera para seus filhos e netos.

O setor de manufaturas é um dos que mais emprega. Essas indústrias têm reivindicado umaelevação das tarifas para produtos importados, como forma de proteger o setor e assegurar sua sobrevivência. A agricultura, formalmente, é considerada a base da economia australiana, que conta com cerca de 4% da produção, e a mineração contribui com 8% e os manufaturados, com cerca de 16%.
Os produtos mais exportados são: lã, açúcar, cevada, minério de ferro, ouro, chumbo, zinco, cobre,...
tracking img