A industria cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA

NOME: Andréia Dias Ferreira RA:396942
NOME: Ivone Nunes de Sousa RA:398257
NOME: Rosângela M. dos Santos Fernandes RA:390311NOME: Silvana bozzio dos santos RA:
NOME: Wanice Veiga Pereira RA:398258



PSICOLOGIA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO

Tutor a:profº:Mª.Helenrose A.Da S. Pedroso CoelhoRONDONÓPOLIS-MT
2012

Sigmund Freud
Sigmund Freud (Viena, 1856 – Londres, 1939), médico austríaco e fundador da psicanáliseNascido em Freiburg, na Moravia (ou Pribor, na República Tcheca), em 6 de maio de 1856, Sigmund, Sigmund Freud era filho de Amália Freud e de Jacob Freud, e filho mais velho do terceiro casamento de seu pai.
Circuncidado ao nascer, o jovem Sigmund recebeu uma educação judaica nãotradicionalista e aberta à filosofia do Iluminismo. Era adorado pela mãe, que o chamava “meu Sigi de ouro”, e amado pelo pai, que lhe transmitiu os valores do judaísmo clássico. Tinha uma afeição especial por sua governanta tcheca e católica, Monika Zajic, apelidada Nannie, que o levava para visitar igrejas, falava-lhe do “bom Deus” e lhe revelou outro mundo além do judaísmo, talvez tenha desempenhado umpapel em sua aprendizagem da sexualidade.
Freud nasceu em uma família de abastados comerciantes judeus. Foi um aluno muito bom em seus estudos secundários, e foi sem uma vocação especial que no outono de 1873, Freud começou seu estudo de medicina. Devem se destacar duas coisas, uma ambição precocemente formulada e reconhecida e “o desejo de contribuir com alguma coisa, durante sua vida, para oconhecimento da humanidade”. Sua curiosidade, “que visava mais às questões humanas do que às coisas da natureza”. Freud estabeleceu a teoria do desenvolvimento sexual;contribuiu com uma teoria das fases do desenvolvimento do indivíduo. Este passa por sucessivos tipos de caráter: oral, anal e genital.  Essas fases se desenvolverão entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos de idade, e estão ligadas ao desenvolvimento do Id: Na fase oral, ou fase da libido oral, o desejo e o prazerlocalizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer; Na fase anal, ou fase da libido , o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nas excreções e fezes.Brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer; Na fase genital ou fase fálica, ou fase da libido, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais...
tracking img